Casas Bahia (BHIA3) Registra Queda de 4% no Faturamento no 3T

09/11/2023 às 14h51

No terceiro trimestre de 2023, a Casas Bahia (anteriormente Via Varejo) apresentou resultados abaixo do esperado, com uma queda de 4% no faturamento total, refletindo uma estratégia de redução e foco em categorias lucrativas.

Desempenho Online em Declínio e Estratégia de Redução de Custos

A empresa registrou uma diminuição de 15% no faturamento online, impulsionada por um declínio de 17% no GMV de primeira parte (1P), resultado de investimentos reduzidos em parcerias B2B não lucrativas. Por outro lado, o GMV de terceira parte (3P) teve um aumento de 14%, impulsionado por melhorias nos serviços, resultando em uma taxa de participação de 12,5%. A receita do 3P cresceu 24%.

No cenário físico, o GMV em lojas permaneceu estável em R$5.6 bilhões, com um crescimento modesto de 0.5% nas vendas nas mesmas lojas (SSS). Desconsiderando a provisão de R$100 milhões para não atingimento de metas na parceria com o Bradesco, a receita bruta consolidada caiu 4% para R$7.9 bilhões.

O EBITDA ajustado foi impactado por descontos em inventários e despesas de reestruturação, resultando em uma queda de 88%, atingindo R$46 milhões, enquanto a margem ajustada de EBITDA ficou em 0.7%. O lucro líquido ajustado foi de -R$580 milhões.

Casas Bahia Enfrenta Desafios, mas Estratégia de Redução de Custos e Foco em Lucratividade Permanecem no Centro das Ações

O panorama financeiro desafiador reflete a estratégia de reestruturação da Casas Bahia, destacando a redução de estoques e despesas operacionais. O foco na estrutura de capital persiste, com cautela devido à concorrência no e-commerce e custos elevados de financiamento.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

avaliação financeira
Casas Bahia