Como investir em startups em 2024: especialista aponta segmentos em alta e ensina a tomar decisões

19/12/2023 às 16h05

Por: Fernanda Calandro

Imagem PreCarregada

O investimento em startups deve continuar crescendo em 2024, segundo especialistas. No terceiro trimestre de 2023, o volume investido em startups latino-americanas foi de US$883 milhões, o que representa um crescimento de 22% em comparação com o trimestre anterior.

Brasil deve se manter como polo de investimentos em startups em 2024

Guy Gaul

Para Guy Gaul, especialista em investimentos em startups e Head de Venture Capital do Grupo Sai do Papel, o Brasil deve se manter como um dos principais destinos de investimentos em startups na América Latina.

“Observar o presente e o passado nos ajuda a fazer projeções de possíveis futuros e, assim, tomar decisões mais assertivas. Quando olhamos para o tradicional Ranking TOP Open Corps 2023, vemos que as grandes empresas contrataram mais de 4 mil startups e a maior parte delas estão relacionadas à inteligência artificial, análise de dados e produtividade. Este é um indicador relevante sobre o tipo de solução que tem sido mais valorizada no mercado”, esclarece o executivo.

Setores com potencial

Entre os setores com potencial de crescimento em 2024, Gaul destaca a Tecnologia da Informação, Serviços, Varejo, Financeiro e Indústria.

“Sabemos que o que está em alta no momento é a Tecnologia da Informação, especialmente Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data Analytics e áreas correlatas, mas fica um alerta – o principal ativo de valor de uma startup são as pessoas que ela tem! É preciso estudar a fundo a solução desenvolvida, o público-alvo, os objetivos dos founders mas, principalmente, ter certeza de que o negócio se sustenta com uma boa equipe, que sabe resolver problemas e aprender em conjunto”, pontua.

Identificação com o Segmento

Gaul recomenda que os investidores escolham um segmento com o qual haja o mínimo de identificação e conhecimento a respeito do mercado.

“Vimos muitas mudanças no mundo das finanças e do varejo nos últimos anos e não é à toa que estas startups também ganharam destaque. Contudo, não escolha um negócio para investir somente pelo bom momento. Se você não entende nada sobre aquele setor, por mais que a startup seja ótima, esta pode não ser a sua melhor escolha. Pesquise, estude o mercado e, se preciso, conte com a ajuda de uma consultoria especializada em investimentos em startups para não tomar nenhuma decisão precipitada”, finaliza.

Conheça os riscos e oportunidades de investir

Investir em startups pode ser uma ótima maneira de diversificar o portfólio e obter retornos elevados. No entanto, é importante fazer a sua pesquisa e entender os riscos envolvidos antes de tomar qualquer decisão.

Leia também:

Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.