Como saber o saldo do meu FGTS?

22/09/2023 às 15h18

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos trabalhistas mais importantes para os brasileiros com carteira assinada. A cada mês, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta vinculada ao FGTS, proporcionando uma segurança financeira fundamental em momentos de necessidade.

Saber como verificar o saldo do seu FGTS é essencial para acompanhar de perto essa conta e garantir que todos os depósitos estão sendo feitos corretamente. Neste artigo, explicaremos como você pode facilmente saber o saldo do seu FGTS, para que possa gerenciar esse recurso de maneira eficaz.

1. Aplicativo FGTS

Uma das maneiras mais rápidas e convenientes de verificar o saldo do FGTS é por meio do aplicativo FGTS, disponível para dispositivos Android e iOS. Com esta opção, você pode acompanhar o saldo e outras informações relacionadas ao seu Fundo de Garantia de forma simples e acessível. Basta baixar o aplicativo, criar uma conta e fornecer seu número de CPF e o número do NIS (PIS/PASEP).

2. Portal FGTS

Outra maneira eficaz de verificar o saldo do FGTS é por meio do Portal FGTS. Acesse o site oficial do FGTS e informe seu número de CPF e o número do NIS (PIS/PASEP). O portal oferece uma interface fácil de usar, permitindo que você acesse informações detalhadas sobre sua conta de FGTS em questão de minutos.

3. Atendimento Presencial

Se você preferir uma abordagem mais pessoal, pode consultar o saldo do seu FGTS em uma agência da Caixa Econômica Federal. Certifique-se de levar seu documento de identificação para facilitar o processo de consulta.

4. Via Telefone

A Caixa Econômica Federal também oferece a opção de consultar o saldo do FGTS por telefone. Basta ligar para o número 111, um serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para obter as informações que você precisa sobre seu Fundo de Garantia.

Atenção:

• Certifique-se de que possui uma conta vinculada ao FGTS para verificar o saldo. Caso contrário, você pode solicitar a abertura de uma conta na Caixa Econômica Federal.
  • Lembre-se de que o saldo do seu FGTS é atualizado mensalmente, refletindo os depósitos feitos pelo seu empregador. É importante verificar regularmente para garantir que tudo esteja em ordem.

Outras Formas de Consulta

Além das opções mencionadas, existem outras maneiras de verificar o saldo do FGTS, como por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, serviços online da Caixa, aplicativos de bancos, corretores de seguros e empresas de crédito consignado. Consulte o site oficial do FGTS para obter mais informações sobre essas alternativas.

Agora que você sabe como verificar o saldo do seu FGTS, mantenha-se atualizado e assegure-se de que seus direitos trabalhistas estejam sendo respeitados. O FGTS é uma importante rede de segurança financeira para os trabalhadores brasileiros, e saber como acessá-lo é fundamental para uma gestão financeira eficaz.

Não deixe de acompanhar regularmente o saldo do seu FGTS e aproveitar os benefícios que ele proporciona ao longo da sua carreira. Garanta que seus depósitos estejam em dia e desfrute da segurança financeira que o FGTS pode oferecer.

Caixa Econômica
Consulta FGTS