Compras de Natal 2023: Pesquisa Google mostra que brasileiro irão as lojas físicas em busca de ofertas e diversão
20/12/2023 às 9h40
O número de brasileiros que pretendem fazer compras de Natal em lojas físicas aumentou neste ano, e eles já são maioria entre aqueles que irão comprar presentes para a data. Encontrar promoções, fazer bons negócios e se divertir são as principais experiências que os consumidores que vão a esses estabelecimentos dizem vivenciar, ao mesmo tempo em que também cresce o número de pessoas que estão usando as plataformas on-line para fazer pesquisas antes de ir às compras.
Brasileiros que pretendem fazer compras de Natal em lojas físicas aumentou neste ano
Segundo pesquisa realizada pelo Google, 30% dos brasileiros afirmaram que pretendem comprar presentes para o Natal e mais da metade dos entrevistados (51%) disse que pretende adquirir os produtos em lojas físicas – um aumento de sete pontos percentuais em comparação ao ano passado. Já 19% pretendem comprar pelo site da loja (vs. 19% em 2022), e 12% pelo app da loja (vs. 15% em 2022).
Compras de Natal na Última Hora
Em outra pesquisa, encomendada pelo Google à consultoria Ipsos, os brasileiros que haviam feito compras de Natal nos dois dias anteriores à entrevista destacaram como principais experiências vividas nesses estabelecimentos: encontrar bons negócios ou promoções (apontada por 85%), diversão (78%), ter pesquisado reviews de produtos online enquanto estavam na loja (78%) e encontrar outros produtos que não estava procurando originalmente (77%).
A pesquisa encomendada à Ipsos revela ainda que os brasileiros estão agindo de maneira mais racional para comprar os presentes de Natal, se antecipando mais para pesquisar e comprar. Do total, 87% dos consumidores entrevistados disseram fazer pesquisas antes de comprar. Além disso, eles também estão mais atentos aos preços e promoções: 68% dos entrevistados dizem que pesquisam preços e promoções on-line antes de comprar. Além disso, em relação ao valor dos presentes, 24% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100 por presente.
Novas Marcas ou Varejistas
Outra tendência observada pela pesquisa da Ipsos é que os consumidores estão mais abertos para comprar de novas marcas ou varejistas: mais de 50% dos entrevistados afirmaram estar abertos a essa possibilidade. A pesquisa também mostra que metade dos entrevistados pretende presentear a si próprios.
“Como já vimos em outras grandes datas neste ano, os consumidores estão mais conscientes do seu orçamento e procurando por melhores ofertas, pesquisando mais e agindo de forma mais racional e menos impulsiva”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil. “Esta nova forma de consumir se aplica também à experimentação, já que metade das pessoas disseram que estão abertas a comprar de novas marcas e varejistas.” Leia também:
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Os itens mais comprados para o Natal foram
- Roupas e calçados (57%)
- Acessórios de moda (50%)
- Brinquedos e games (44%)
- Eletrônicos (38%)
- Eletroportáteis (30%)
- Cosméticos e cuidados pessoais (28%)
- Artigos para casa (27%)
- Alimentos (26%)
- Smartphones (26%)
- Itens sazonais (25%)
- Móveis e decoração (20%)
- Eletrodomésticos (18%)
- Artigos esportivos e fitness (17%)
- Mídia e entretenimento (16%)
- Jóias (15%)
- Artigos e comida para pets (13%)
- Reforma da casa (8%)
Atenção ao Valor do Dinheiro e Novas Experiências
A pesquisa do Google mostra que os brasileiros estão cada vez mais atentos ao valor do dinheiro e estão buscando oportunidades de economizar durante as compras de Natal. Ao mesmo tempo, eles também estão abertos a experimentar novas marcas e produtos, o que pode representar uma oportunidade para os varejistas.
Autor(a):
Fernanda Calandro
Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.