Compras de Natal 2023: Pesquisa Google mostra que brasileiro irão as lojas físicas em busca de ofertas e diversão

20/12/2023 às 9h40

Por: Fernanda Calandro

Imagem PreCarregada

O número de brasileiros que pretendem fazer compras de Natal em lojas físicas aumentou neste ano, e eles já são maioria entre aqueles que irão comprar presentes para a data. Encontrar promoções, fazer bons negócios e se divertir são as principais experiências que os consumidores que vão a esses estabelecimentos dizem vivenciar, ao mesmo tempo em que também cresce o número de pessoas que estão usando as plataformas on-line para fazer pesquisas antes de ir às compras.

Brasileiros que pretendem fazer compras de Natal em lojas físicas aumentou neste ano

Segundo pesquisa realizada pelo Google, 30% dos brasileiros afirmaram que pretendem comprar presentes para o Natal e mais da metade dos entrevistados (51%) disse que pretende adquirir os produtos em lojas físicas – um aumento de sete pontos percentuais em comparação ao ano passado. Já 19% pretendem comprar pelo site da loja (vs. 19% em 2022), e 12% pelo app da loja (vs. 15% em 2022).

Compras de Natal na Última Hora

Em outra pesquisa, encomendada pelo Google à consultoria Ipsos, os brasileiros que haviam feito compras de Natal nos dois dias anteriores à entrevista destacaram como principais experiências vividas nesses estabelecimentos: encontrar bons negócios ou promoções (apontada por 85%), diversão (78%), ter pesquisado reviews de produtos online enquanto estavam na loja (78%) e encontrar outros produtos que não estava procurando originalmente (77%).

A pesquisa encomendada à Ipsos revela ainda que os brasileiros estão agindo de maneira mais racional para comprar os presentes de Natal, se antecipando mais para pesquisar e comprar. Do total, 87% dos consumidores entrevistados disseram fazer pesquisas antes de comprar. Além disso, eles também estão mais atentos aos preços e promoções: 68% dos entrevistados dizem que pesquisam preços e promoções on-line antes de comprar. Além disso, em relação ao valor dos presentes, 24% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100 por presente.

Novas Marcas ou Varejistas

Outra tendência observada pela pesquisa da Ipsos é que os consumidores estão mais abertos para comprar de novas marcas ou varejistas: mais de 50% dos entrevistados afirmaram estar abertos a essa possibilidade. A pesquisa também mostra que metade dos entrevistados pretende presentear a si próprios.

Leia também:

“Como já vimos em outras grandes datas neste ano, os consumidores estão mais conscientes do seu orçamento e procurando por melhores ofertas, pesquisando mais e agindo de forma mais racional e menos impulsiva”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil. “Esta nova forma de consumir se aplica também à experimentação, já que metade das pessoas disseram que estão abertas a comprar de novas marcas e varejistas.”

Os itens mais comprados para o Natal foram

  • Roupas e calçados (57%)
  • Acessórios de moda (50%)
  • Brinquedos e games (44%)
  • Eletrônicos (38%)
  • Eletroportáteis (30%)
  • Cosméticos e cuidados pessoais (28%)
  • Artigos para casa (27%)
  • Alimentos (26%)
  • Smartphones (26%)
  • Itens sazonais (25%)
  • Móveis e decoração (20%)
  • Eletrodomésticos (18%)
  • Artigos esportivos e fitness (17%)
  • Mídia e entretenimento (16%)
  • Jóias (15%)
  • Artigos e comida para pets (13%)
  • Reforma da casa (8%)

Atenção ao Valor do Dinheiro e Novas Experiências

A pesquisa do Google mostra que os brasileiros estão cada vez mais atentos ao valor do dinheiro e estão buscando oportunidades de economizar durante as compras de Natal. Ao mesmo tempo, eles também estão abertos a experimentar novas marcas e produtos, o que pode representar uma oportunidade para os varejistas.

Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.