Consumo Consciente no Brasil: Entre Desafios e Oportunidades para uma Vida Sustentável

10/12/2023 às 8h12

Em um mundo onde os limites planetários estão sendo desafiados, o consumo consciente emerge como uma resposta crucial para revitalizar a saúde do nosso planeta.

Guilherme Setubal, gerente executivo de ESG e Relações com Investidores da Dexco, e Membro do Conselho do Instituto Itaúsa, destaca a importância dessa mudança de mentalidade.

Desafios do Consumo Consciente

O estudo global da Kantar revela que, no Brasil, 97% dos consumidores enfrentam barreiras para adotar práticas sustentáveis. A falta de conhecimento sobre sustentabilidade e os custos associados a produtos eco-friendly são os principais obstáculos, conforme apontado por 75% dos entrevistados. Apenas 14% daqueles que afirmam viver de maneira sustentável estão efetivamente alterando seus comportamentos.

O Papel da Educação e Políticas Públicas

Consumo Consciente
Guilherme Setubal

Para Guilherme Setubal, a mudança de comportamento depende do avanço da responsabilidade compartilhada. Ele enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes, leis, incentivos e educação para fomentar o consumo consciente. Incentivos simples, como sistemas abrangentes de coleta seletiva nos municípios e investimentos em transporte público e infraestrutura para bicicletas, podem ser catalisadores poderosos.

O Poder das Empresas

As empresas também têm um papel crucial nesse cenário. Mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas forneçam informações transparentes sobre seus processos produtivos. Setubal destaca a importância da comunicação eficaz sobre práticas sustentáveis, salientando que muitas vezes os consumidores não percebem os esforços das empresas devido à falta de divulgação.

Inovação Sustentável

Superar o desafio de oferecer produtos sustentáveis sem custos adicionais é essencial. Guilherme Setubal destaca exemplos tangíveis, como torneiras e bacias que economizam água e construções modulares, como evidências de inovação no setor de reforma e construção.

O Caminho a Seguir

Setubal encoraja os consumidores a participarem dessa jornada, pesquisando e buscando informações sobre os produtos que consomem. Ele ressalta que as empresas devem ser mais proativas em comunicar seus compromissos sustentáveis para conquistar os consumidores conscientes.

O Chamado para Fortalecer Laços e Alinhar Responsabilidades

Em um mundo cada vez mais consciente, a interação entre consumidores, empresas e políticas públicas é essencial para moldar um futuro sustentável. Guiados por líderes de opinião como Guilherme Setubal, é possível imaginar um cenário em que o consumo consciente não seja apenas uma opção, mas sim a norma.

Guilherme Setubal conclui que é hora de fortalecer os laços entre consumidores e empresas, destacando a responsabilidade compartilhada na construção de um futuro mais sustentável.

consumo consciente
Educação Ambiental