Crédito: ANBC Projeta Crescimento Acima da Inflação em 2024 para Consumidores e Empresas

15/12/2023 às 15h48

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) projeta que o crédito terá uma expansão acima da inflação em 2024, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Crescimento Sustentado para Consumidores

A avaliação da ANBC sugere que o crescimento entre os consumidores ficará próximo ao registrado neste ano, variando entre 8,5% e 8,6%. Esse cenário positivo é impulsionado pelo avanço na recuperação da renda familiar e pelo crescente aumento da confiança dos consumidores.

Perspectivas Promissoras para Empresas

Para as empresas, espera-se uma superação do biênio anterior, podendo atingir 7,6%. Essa expansão reflete não apenas as melhorias econômicas gerais, mas também as reformas estruturais, como o Marco Legal de Garantias, que contribuíram para ampliar a concorrência nos serviços financeiros e aprimorar a disciplina do crédito.

Fatores de Atenção em 2024

Apesar do otimismo, Elias Sfeir, presidente da ANBC, alerta para possíveis pontos de atenção em 2024. Ele destaca o déficit público como um elemento crítico que, se não controlado, pode impactar a taxa básica de juros e influenciar as condições.

Desafios Externos e Tensões Geopolíticas

Sfeir também menciona fatores externos, como a rolagem da dívida norte-americana e tensões geopolíticas, que podem trazer incertezas à economia global. Esses elementos exigem atenção para garantir a estabilidade e o crescimento contínuo.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável do Crédito

A ANBC, que representa os birôs de proteção ao crédito no Brasil, destaca seu compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável do país. A associação está empenhada em promover práticas responsáveis e impulsionar um ambiente financeiro saudável.

ANBC
birôs de crédito