Descarbonização: Vibra investe em startup para acelerar redução de emissões

24/12/2023 às 7h33

A parceria entre a Vibra e a DEEP acelera a descarbonização com serviços de diagnóstico de emissões de emissões de gases do efeito estufa (GEE) mais completo e assertivo. Com isso, a Vibra poderá ajudar seus clientes a reduzir suas emissões e, consequentemente, acelerar a transição energética.

DEEP: ferramenta para ajudar empresas a acelerar a descarbonização

A DEEP é uma startup com sede em São Paulo que desenvolve uma plataforma que permite aos usuários calcular e monitorar suas emissões de GEE de forma automatizada e precisa. A plataforma da DEEP é baseada em um modelo de inteligência artificial que é capaz de identificar e quantificar as emissões de uma empresa em diferentes setores, como energia, transporte, indústria e agricultura.

“A transição energética é uma realidade e nós temos um papel fundamental junto aos nossos clientes para construir essa ponte. Com o investimento na DEEP, passamos a ter uma ferramenta excelente para quantificar de forma bastante objetiva as emissões de cada cliente e com isso planejar as melhores formas para o atingimento das metas de redução de gases de efeito estufa”, afirma Clarissa Sadock, vice-presidente de Energias Renováveis e ESG da Vibra.

Vibra acelera descarbonização com investimento em startup

O investimento na DEEP reforça as ações de Vibra no caminho da descarbonização. Ao longo dos últimos anos, a companhia vem construindo um robusto portfólio de energias renováveis com investimento em torno de R$ 4 bilhões em parcerias, aquisições e JVs com empresas como a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Entre as ações mais recentes, esteve o lançamento da Mesa de Operações de Créditos de Carbono, em parceria com a Comerc, uma solução de compensação de CO2 por meio da compra de créditos de carbono e I-REC.

“Com o apoio da principal empresa de tecnologia e da principal companhia de distribuição de energia do país, essa rodada representa um importante passo na estratégia da DEEP de acelerar seu crescimento e, até 2030, ser a principal empresa de mensuração de impacto da América Latina, com uma participação de 50% nas empresas que medem e divulgam suas emissões no Brasil”, afirma Arthur Covatti, CEO da DEEP.

Parceria entre Vibra e DEEP é importante passo para transição energética no Brasil

A parceria entre a Vibra e a DEEP é um importante passo para a transição energética no Brasil. A união da expertise da Vibra no setor de energia com a tecnologia da DEEP vai permitir que as empresas brasileiras acelerem a descarbonização com diagnósticos mais precisos sobre suas emissões de GEE de forma mais eficiente e eficaz.

DEEP
Descarbonização