Desvalorização do Peso em 119%: Argentina anuncia ARS 800/USD e impõe desafios econômicos

13/12/2023 às 16h39

O BTG Pactual Affiliate Research analisou a recente decisão do governo argentino pela desvalorização do peso em 119%, fixando a taxa em ARS 800/USD. A medida, tomada como a primeira significativa pelo novo governo, levanta preocupações sobre as implicações econômicas. O relatório completo pode ser acessado para detalhes aprofundados sobre essa decisão e suas consequências, publicado após os resultados eleitorais de novembro.

Impactos da Desvalorização do Peso nas Empresas e Setores-Chave

Segundo a análise do BTG Pactual Affiliate Research, a decisão de desvalorização da moeda argentina traz consideráveis preocupações para investidores e economistas. Além da alteração na taxa de câmbio, o governo também anunciou a abertura de importações e cortes em diversos subsídios. Empresas operando na Argentina e reportando resultados em moedas estrangeiras, como USD ou BRL, enfrentarão impactos negativos. A abrupta desvalorização reduz ganhos anteriormente obtidos com a conversão da moeda local.

De acordo com a análise do BTG Pactual, empresas como Ambev, CCU, Andina e Raízen, que têm operações na Argentina, podem sentir o impacto no EBITDA se a taxa de câmbio se estabilizar em ARS 800. Isso afetará diretamente os volumes de vendas, custos e a renda disponível dos consumidores argentinos, gerando uma possível aceleração na taxa de inflação.

Além disso, a decisão de desvalorização pode ter implicações contábeis negativas para algumas empresas. Com a adoção da contabilidade de hiperinflação, os resultados reportados devem incluir o reajuste dos resultados acumulados do ano, ajustando-os para a inflação, antes de convertê-los na taxa de câmbio de fechamento do período.

Perspectivas e Estratégias diante das Mudanças no Mercado Cambial Argentino

Segundo a análise do BTG Pactual Affiliate Research, a desvalorização do peso argentino para ARS 800/USD traz desafios econômicos consideráveis, impactando empresas locais e setores específicos. Enquanto algumas empresas enfrentarão obstáculos, exportadores de produtos agrícolas como Adecoagro e Minerva podem vislumbrar um alívio momentâneo, tornando seus produtos mais competitivos no mercado internacional. O cenário futuro, no entanto, permanece incerto, exigindo cautela e análises aprofundadas para compreen

abertura de importações
Adecoagro