Educação: BTG Relata Crescimento Sólido do Setor no 3T23

28/11/2023 às 11h51

Em seu relatório “Affiliate Research” divulgado em 27 de novembro de 2023, o Banco BTG Pactual apresentou uma análise abrangente do desempenho das principais empresas de ensino superior listadas. Os dados revelam um crescimento expressivo no EBITDA, uma redução da alavancagem e tendências otimistas em meio a algumas dinâmicas de preços mistas.

Educação: BTG Destaca o Crescimento do EBITDA e Desalavancagem Setorial

O relatório destaca um crescimento significativo no EBITDA, atingindo uma expansão de 27% ano a ano para a indústria consolidada no terceiro trimestre de 2023. Este desempenho robusto permitiu que todas as empresas reduzissem sua alavancagem, contribuindo para margens operacionais aprimoradas e maior geração de fluxo de caixa.

Dinâmicas de Preços Divergentes

Embora o crescimento da receita tenha melhorado para a maioria das empresas, as dinâmicas de preços mostraram uma variedade de resultados. No ensino a distância (EaD), observou-se que os preços superaram a inflação para VTRU, YDUQS e ANIM, mas ficaram abaixo da inflação para outras empresas. Na modalidade presencial, a YDUQS foi a única cujo valor médio do ingresso superou a inflação.

Melhora nas Métricas de Endividamento

Os resultados operacionais sólidos e a alavancagem reduzida impulsionaram as margens operacionais e a geração de caixa. Embora as despesas financeiras elevadas tenham impactado negativamente os resultados finais, a melhoria na geração de caixa e no EBITDA impulsionou outro ciclo de desalavancagem no setor.

Perspectivas Positivas e Preferências Mantida no Setor de Educação

Os analistas do BTG Pactual expressaram otimismo em relação às recentes melhorias nos resultados operacionais e preços positivos em algumas das empresas mais líquidas. No entanto, permanecem dúvidas sobre se esses desenvolvimentos positivos são estruturais. As ações no setor de educação devem continuar correlacionadas com notícias sobre programas governamentais e incentivos, como MM3 e FIES. Portanto, o BTG Pactual mantém suas preferências setoriais e ainda favorece AFYA, VTRU e ANIM.

Desempenho e Perspectivas das Empresas

Em resumo, o setor educacional brasileiro continua a demonstrar resiliência e adaptação às mudanças, com sinais encorajadores de crescimento e estabilidade financeira, conforme evidenciado pelos números do terceiro trimestre de 2023.

ações
análise