Engie 2023: Decifrando o Futuro da Energia em 5 Perspectivas-chave

27/11/2023 às 12h53

Em um recente relatório do BTG Pactual, a Engie, líder global no setor de energia, teve sua estratégia de alocação de capital e perspectivas de crescimento minuciosamente detalhadas durante o Investor Day. O CEO, Walter Schalka, compartilhou insights sobre o cenário atual, abordando oportunidades de crescimento, estratégias de negociação, regulação e a empresa TAG.

Engie Navega com Cautela e Visão de Longo Prazo no Complexo Mercado de Energia

O BTG Pactual destaca a abordagem cautelosa da Engie em relação ao crescimento em energias renováveis, apontando para fatores como oversupply estrutural, níveis saudáveis de reservatórios e a previsão de baixos preços de energia a curto e médio prazo. A empresa concentra-se na construção de aproximadamente 2 GW até o próximo ano, com um pipeline de 1,7 GW aguardando condições mais favoráveis. Novas aquisições não estão descartadas, desde que agreguem valor.

O relatório ressalta a mudança estratégica da Engie em relação aos preços de celulose, mencionando a decisão de reduzir cerca de 400 mil toneladas de capacidade até o final de 2023. Essa adaptação reflete o compromisso da empresa em não buscar produzir celulose a preços baixos, priorizando um equilíbrio no mercado.

A Engie discute sua visão positiva sobre o equilíbrio atual entre oferta e demanda, destacando níveis saudáveis de pedidos, robustez nas taxas de retirada nos portos e uma recuperação nas vendas após uma redução nos preços da celulose no início de 2023. O relatório destaca ainda a importância da alocação disciplinada de capital, evidenciada por decisões estratégicas recentes, como a expansão da base florestal e a entrada no setor de bens de consumo.

5 Perspectivas-chave

1. Crescimento Cauteloso em Renováveis: A Engie destaca um crescimento cauteloso no setor de energias renováveis, concentrando esforços em projetos já em andamento, enquanto aguarda condições mais favoráveis para sua extensa pipeline.
  2. Mudança Estratégica nos Preços da Energia: A estratégia da Engie envolve a venda gradual do portfólio de energia para mitigar a exposição a preços spot baixos, mantendo um equilíbrio entre contratos e exposição ao mercado.
  3. Participação Seletiva em Leilões de Transmissão: A empresa opta por não participar do próximo leilão de transmissão, evidenciando uma abordagem seletiva e estratégica em relação aos projetos em seu portfólio.
  4. Previsão de Crescimento dos Preços da Energia a Longo Prazo: A Engie espera que os preços da energia se elevem a longo prazo, convergindo para o preço marginal de expansão, justificando sua decisão de manter parte do portfólio descontratado.
  5. Inovação em Soluções de Gás Natural: A empresa está focada no desenvolvimento de soluções que facilitem o acesso de novos players ao sistema de transporte de gás natural, alinhando-se à desverticalização do setor e à abertura do mercado brasileiro de gás.

Rumo a um Futuro Sustentável, Regulado e Inovador no Cenário Energético Brasileiro

O BTG Pactual identifica cinco perspectivas-chave principais derivados do evento, incluindo a perspectiva construtiva para os preços da celulose, o foco na execução do projeto Cerrado, a adaptação na estratégia de preços de celulose, a visão positiva sobre o equilíbrio oferta/demanda e a alocação disciplinada de capital. A Engie é reconhecida como uma empresa bem gerida, com uma estratégia sólida, compromisso com a disciplina financeira e busca por oportunidades de crescimento sustentável.

BTG Pactual
energia