Financiamento para Inovação: Como captar em 2024

Financiamento para Inovação: Como captar em 2024

01/01/2024 às 8h16

Por: Fernanda Calandro
Imagem PreCarregada

O financiamento para inovação é um processo essencial para empresas e instituições que buscam impulsionar avanços tecnológicos e pesquisa. Diferentes fontes de financiamento estão disponíveis, incluindo recursos reembolsáveis, não reembolsáveis e incentivos fiscais.

Como escolher a fonte de financiamento certa para a sua empresa

A escolha da fonte de financiamento certa depende das necessidades específicas da empresa, seu estágio de desenvolvimento e sua capacidade de absorver riscos. Condições e requisitos associados a cada forma de financiamento devem ser cuidadosamente considerados.

Para Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, consultoria francesa especializada em inovação e desempenho, ao investir em pesquisa e desenvolvimento, as empresas conseguem estimular a criação de novas tecnologias, aumentando sua competitividade no mercado. Além disso, a inovação impulsiona a eficiência operacional, possibilita o acesso a novos mercados e favorece o desenvolvimento de parcerias estratégicas.

“A captação de recursos não apenas auxilia na conformidade com exigências regulatórias, mas também pode gerar incentivos fiscais, fortalecer a imagem da marca e atrair investidores, contribuindo para a resiliência da empresa diante de mudanças no ambiente de negócios”, completa Miranda.

Principais tipos de financiamento para inovação

  • Recursos reembolsáveis são uma forma de financiamento público que difere de recursos não reembolsáveis, como subvenções. Esses recursos envolvem a aplicação de juros subsidiados pelo governo e são pagos em parcelas regulares ao longo de um período de tempo estendido, com maior prazo de carência. Podem ser provenientes de instituições financeiras, investidores privados, governos e programas de desenvolvimento.
  • Recursos não reembolsáveis não exigem devolução, permitindo concentrar esforços na criação e desenvolvimento de soluções inovadoras, sem a preocupação de pagamentos futuros. Esses recursos podem ser provenientes de fundações, instituições governamentais e programas de fomento à pesquisa e desenvolvimento.
  • Incentivos fiscais são benefícios concedidos pelo governo a empresas que investem em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Esses incentivos podem incluir redução de impostos, deduções de despesas e créditos fiscais.

Principais programas de financiamento para Inovação

No Brasil, existem diversos programas de financiamento à inovação, oferecidos por instituições públicas e privadas. Alguns dos principais programas são:

  • Finep (Financiadora de Estudos e Projetos): A Finep é uma agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e oferece diversos programas de financiamento para pesquisa e inovação.
  • BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social): O BNDES tem linhas de financiamento para projetos inovadores, com destaque para o apoio à inovação em empresas e setores estratégicos.
  • FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): A FAPESP é uma fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo e oferece linhas de financiamento para projetos de pesquisa e inovação.

5 dicas para captar recursos públicos para inovação

  • Mapeie as oportunidades internas: identifique quais projetos existentes na empresa possuem potencial para a captação de recursos públicos para inovação, assim como o tipo de inovação que será desenvolvida e seu grau de maturidade.
  • Mapeie as oportunidades externas: verifique as linhas de recursos públicos mais adequadas à sua empresa e aos seus respectivos projetos.
  • Analise os critérios: valide os critérios necessários para a adequação da linha escolhida (critério econômico, garantias necessárias, cronograma financeiro, entre outros).
  • Alinhamento do plano de negócio: estruture o plano de negócio de acordo com a linha desejada.
  • Faça parcerias estratégicas: para auxiliar nesse processo, conte com o know-how de empresas especializadas.

Financiamento para Inovação: Prepare-se para o sucesso

O financiamento para inovação é uma ferramenta importante para empresas que desejam impulsionar seu desenvolvimento tecnológico e competitivo. Ao se preparar com antecedência e seguir as dicas de Rodrigo Miranda, as empresas aumentam suas chances de sucesso na captação de recursos públicos.

BNDES
dicas para captar recursos públicos
Fapesp
financiamento para inovação
Finep
incentivos fiscais
recursos não reembolsáveis
recursos reembolsáveis
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.