FNE 2024: Condel Aprova Orçamento e Confirma R$ 37,8 Bilhões para o BNB

14/12/2023 às 7h02

Presidente Paulo Câmara apresenta programação do FNE para 2024

O Conselho Deliberativo (Condel) aprova o orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2024, destinando R$ 37,8 bilhões ao Banco do Nordeste (BNB). O foco em mini, micro e pequenos empreendimentos atinge recorde de 62,2%, promovendo o desenvolvimento econômico na região.

Investimentos Estratégicos e Distribuição Equitativa: Detalhes do Orçamento do FNE 2024

O Conselho Deliberativo (Condel) aprovou o orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o ano de 2024, confirmando a alocação de R$ 37,8 bilhões ao Banco do Nordeste (BNB). Em uma reunião realizada em Recife (PE), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o presidente do BNB, Paulo Câmara, e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, discutiram as prioridades de investimento.

Para o estado do Ceará, o Condel destinou R$ 4,7 bilhões, representando 12% do orçamento total do FNE. Os setores de comércio e serviços receberão R$ 1,4 bilhão, enquanto agricultura e pecuária serão contemplados com montante semelhante. A indústria e a infraestrutura receberão R$ 880 milhões cada.

Paulo Câmara, presidente do BNB, destacou a relevância dos recursos do FNE para o Nordeste, prevendo um crescimento econômico acima da média nacional nos próximos anos. Ele ressaltou o sucesso na aplicação total dos recursos do FNE no último semestre e expressou otimismo para 2024.

“Esperamos um 2024 muito promissor, com a retomada da economia, novos investimentos nos setores produtivos e mais geração de emprego e renda. Para isso, os recursos aprovados pelo Condel são fundamentais”, afirmou Câmara.

O orçamento destinado à infraestrutura em toda a área de abrangência do BNB será de R$ 8,15 bilhões, com uma distribuição equilibrada para garantir a inclusão produtiva de empreendimentos de menor porte.

FNE 2024: Compromisso do BNB com o Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social

A aprovação do orçamento do FNE pelo Condel destaca o compromisso do BNB com o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Com um foco recorde de 62,2% em mini, micro e pequenos empreendimentos, o banco visa impulsionar o crescimento econômico na região. O presidente do BNB, Paulo Câmara, reafirmou o compromisso da instituição em ser um agente transformador, promovendo inclusão social e econômica.

BNB
Condel