FORUS SA Apresenta Crescimento de 6% nas Vendas no 3º T23

27/11/2023 às 11h47

A Forus SA, empresa do setor varejista, demonstrou resiliência em seus resultados do terceiro trimestre de 2023, conforme análise do BTG Pactual. O destaque foi o crescimento de 6% nas vendas, mesmo diante de um cenário de consumo enfraquecido.

Forus SA: Análise Detalhada Revela Impacto Positivo do Segmento Direto ao Consumidor (DTC) e Desafios no Atacado

A análise realizada pelo BTG Pactual destaca a resiliência da Forus, varejista de renome, em seus resultados do terceiro trimestre de 2023. A empresa enfrentou com sucesso um ambiente desafiador de consumo na região.

Segundo o BTG Pactual, a Forus SA conseguiu superar um desempenho suave no segmento de atacado por meio de resultados robustos no segmento Direto ao Consumidor (DTC).

A análise ressalta que a receita consolidada atingiu CLP$72,808 milhões, apresentando um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando as expectativas em 9,0%.

O BTG Pactual destaca que todos os países, com exceção da Colômbia, contribuíram para o crescimento ano a ano. O Chile se destacou com um aumento de 7,6% nas vendas. A margem bruta consolidada expandiu-se para 55,2%, impulsionada por uma mistura de vendas mais lucrativa, redução de custos de frete e estabilidade na taxa de câmbio.

A análise observa que, apesar do aumento nas despesas operacionais (+12,5%), o EBITDA da Forus SA alcançou CLP$10,730 milhões, registrando uma diminuição de 4% em relação ao ano anterior.

O BTG Pactual ressalta que a margem EBITDA consolidada contraiu 141 pontos-base, alcançando 14,7%. O lucro líquido, embora tenha caído 8% em relação ao ano anterior, superou as expectativas em 15%, impulsionado por ganhos cambiais.

Chile: Enfrentando Desafios com Resiliência

A análise aponta que, no Chile, as vendas cresceram 7,6% ano a ano, destacando o desempenho sólido do segmento DTC. Mesmo com o fechamento de lojas com desempenho abaixo do esperado, as vendas digitais cresceram 18,6% e representaram 22% das vendas do DTC. A margem bruta no Chile expandiu-se 195 pontos-base, refletindo uma mistura de vendas mais lucrativa.

Internacional: Equilíbrio com Crescimento em Peru e Uruguai

A análise observa resultados mistos nas subsidiárias internacionais, com crescimento de 1,2% nas receitas. O BTG Pactual destaca que Peru e Uruguai compensaram a queda de 2,3% nas vendas na Colômbia.

A margem bruta internacional aumentou 673 pontos-base, impulsionada por melhores margens no segmento de atacado e uma maior proporção de vendas DTC. O EBITDA internacional cresceu 4,9% ano a ano, impulsionado por um crescimento de dois dígitos em Peru e Uruguai, superando a queda de 14% na Colômbia.

Solidez e Estratégia Eficiente em Meio a Desafios,

O BTG Pactual ressalta que, apesar do cenário desafiador de consumo, a Forus SA demonstrou resiliência e superou o setor varejista. A empresa está estrategicamente posicionada para acelerar o crescimento em 2024, aproveitando a eficiência operacional e o foco contínuo na experiência do cliente.

América Latina
BTG Pactual