Fusões e Aquisições no Brasil: crescimento constante apesar de cenário desafiador

22/12/2023 às 9h19

Apesar de um cenário macroeconômico desafiador, as operações de fusões e aquisições (M&A) continuam a crescer no Brasil. Um levantamento da Deloitte com 122 organizações brasileiras mostra que 33% delas realizaram operações de M&A nos últimos cinco anos. Destas, 64% pretendem repetir a estratégia até 2028.

Motivações e ações das empresas em Fusões e Aquisições

Os principais motivos para as empresas investirem em M&A são a busca por sinergia, expansão de mercado e aumento da eficiência operacional. As principais ações tomadas pelas companhias foram adquirir empresas (70%), ativos ou marcas de outras organizações (55%) e adquirir ou investir em startups (45%).

Para os próximos cinco anos, dentre 46% das empresas que pretendem fazer M&A, 24% pretendem adquirir ou investir em startups; 23% pretendem buscar fusão do negócio com outra empresa; e 21% pretendem adquirir outra empresa.

A tecnologia também vem ganhando espaço nas operações de M&A. Ao todo, 61% das organizações utilizaram Inteligência Artificial (IA) ou Analytics para apoiar suas operações.

Entre os 43% das companhias que não realizaram M&A nos últimos cinco anos e que não pretendem adotar tais ações até 2028, 53% acreditam que sua organização não está preparada para uma fusão ou aquisição, enquanto 27% veem como principal obstáculo as complexidades jurídica e operacional; e 22% apontam preocupação com a integração da cultura entre empresas e mensuração incorreta de sinergias.

M&A: tendência que se consolida no Brasil

O levantamento da Deloitte mostra que as operações de M&A são uma estratégia importante para as empresas brasileiras, mesmo em um cenário desafiador. A tecnologia vem ganhando espaço neste tipo de operação, mas ainda há desafios a serem superados, como a falta de preparo das organizações.

cenário desafiador
crescimento