Governança Corporativa em Questão: Controle na Bolsa e o Impacto do Erro Contábil da Magalu

15/12/2023 às 19h42

A importância da governança corporativa é destacada por Roberto Gonzalez, que enfatiza a necessidade de todas as empresas, independentemente de seu porte, adotarem os mais atualizados conceitos de governança. O consultor ressalta que, embora se espere que as empresas listadas na Bolsa de Valores deem prioridade à governança, nem todas seguem esse caminho, como evidenciado pelo recente incidente envolvendo o Magazine Luiza.

Leia também: Magalu: Exclusão do Novo Mercado e Arbitragem de R$1 Bi

Desafios na Governança Bolsa de Valores

Gonzalez aponta para os desafios enfrentados no ambiente da Bolsa de Valores, onde a falta de transparência e eficácia nos controles pode ter sérias repercussões. O caso do Magazine Luiza, que resultou na revisão do balanço trimestral devido a erros contábeis, destaca a fragilidade do sistema, mesmo no Novo Mercado, considerado o mais alto nível de governança da Bolsa.

Erro Contábil do Magazine Luiza

O consultor analisa em detalhes o incidente contábil do Magazine Luiza, onde a empresa inicialmente divulgou um prejuízo de R$ 166,8 milhões, revisado posteriormente para R$ 190,9 milhões. Gonzalez destaca a importância de avaliar o impacto desse erro na precificação das ações e destaca a necessidade de uma revisão abrangente nos procedimentos de controle adotados pela B3 e pela CVM.

Desafios Persistentes e a Necessidade de Medidas Corretivas

Roberto Gonzalez conclui destacando que o caso do Magazine Luiza não apenas expõe as vulnerabilidades na governança corporativa da empresa, mas também ressalta a necessidade urgente de ações corretivas. Ele enfatiza que, se erros e fraudes persistirem, a confiança dos investidores será prejudicada, impactando não apenas as empresas, mas todo o ambiente de negociações na B3.

O consultor argumenta que a conversa sobre a importância de atender a requisitos rigorosos na Bolsa pode perder sua eficácia se medidas significativas não forem tomadas para fortalecer os controles e preservar a integridade do mercado de capitais.

bolsa de valores
controle