Hidrovias do Brasil: Resultados Sólidos no 3T, Desafios de Navegação à Vista

14/11/2023 às 16h07

A Hidrovias do Brasil (HBSA) divulga resultados sólidos no 3T, superando expectativas de EBITDA, mas alerta para desafios de navegação.

Hidrovias do Brasil: receita líquida de R$540 milhões

A Hidrovias do Brasil (HBSA) apresentou resultados robustos no terceiro trimestre, destacando-se uma receita líquida de R$540 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. O EBITDA ajustado surpreendeu, atingindo R$262 milhões, 6% acima das projeções. O lucro líquido atingiu R$71 milhões, superando as expectativas em 48%.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento sólido nos volumes, com um crescimento de 12% para 5.3 milhões de toneladas. Os corredores Norte e Sul apresentaram desempenhos favoráveis, embora condições de navegação desafiadoras no Sul tenham exigido adaptações.

Condições de Navegação e Perspectivas Futuras

A HBSA forneceu uma atualização sobre as condições de navegação, destacando desafios no Corredor Norte devido à redução nas chuvas, impactando os volumes transportados no quarto trimestre. A empresa antecipou manutenções para otimizar a utilização dos ativos.

Para o Corredor Sul, condições mais difíceis foram observadas, exigindo adaptações específicas. No entanto, a flexibilidade dos ativos da HBSA pode resultar em ganho de participação de mercado.

A empresa divulgou uma orientação de EBITDA ajustado de R$740-770 milhões para 2023, implicando um Q4 mais fraco do que o esperado.

Embora os desafios de navegação devam impactar os resultados do último trimestre de 2023, a Hidrovias do Brasil mantém uma perspectiva de longo prazo robusta. A empresa continua investindo na expansão da capacidade do corredor e no processo de desalavancagem.

Observação: Esta notícia foi adaptada do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

Corredor Norte
Corredor Sul