Índice Stone Varejo: Setor de Tecidos, Vestuários e Calçados Apresenta Crescimento de 2,7% em Novembro

14/12/2023 às 6h42

O setor de tecidos, vestuários e calçados registrou um aumento de 2,7% nas vendas em novembro, segundo a 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. A pesquisa destaca o impulso gerado pela Black Friday e revela insights importantes sobre o desempenho do varejo no período.

Aquecimento Impulsionado pela Black Friday, Segundo o Índice Stone Varejo

A mais recente edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo revela um cenário promissor para o setor de tecidos, vestuários e calçados, que apresentou um crescimento expressivo de 2,7% em novembro. Os dados, obtidos por meio de uma parceria entre a Stone e o Instituto Propague, destacam a relevância do período da Black Friday no impulsionamento das vendas.

O estudo, baseado na metodologia do Federal Reserve Board (FED), analisa operações realizadas via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo, oferecendo uma visão abrangente das movimentações varejistas. Em um contexto em que o comércio varejista enfrentou meses de atividade econômica abaixo do registrado em 2022, o desempenho recente sugere perspectivas mais otimistas para o último trimestre do ano.

Destaques do Estudo

• Quatro dos seis segmentos analisados apresentaram crescimento anual.
  • Móveis e eletrodomésticos lideraram com alta de 5,5%, seguidos por tecidos, vestuários e calçados (2,7%).
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram aumento de 0,4%, enquanto material de construção teve alta de 0,2%.

Perspectivas e Análises

O pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, ressalta a importância de mais dados para confirmar uma tendência positiva, mas reconhece o impacto positivo nas perspectivas para o último trimestre, especialmente com eventos como a Black Friday e o Natal.

Destaques Regionais

Doze estados apresentaram aumento nas vendas, liderados por Tocantins (6,2%) e Distrito Federal (6,1%). Esses dados, disponíveis no dashboard do Instituto Propague, facilitam a análise e pesquisa mais aprofundada.

Segmentos Analisados

Índice avalia seis segmentos, proporcionando uma visão abrangente do cenário varejista brasileiro.

Expectativas Positivas para o Setor no Último Trimestre de 2023

O aquecimento observado no setor de tecidos, vestuários e calçados em novembro cria expectativas positivas para o último trimestre de 2023. A Black Friday, aliada a estratégias do varejo, contribuiu para o crescimento, destacando a resiliência e a adaptabilidade do mercado em meio a desafios econômicos. O cenário regionalizado e os insights fornecidos pelo estudo são ferramentas valiosas para entender as dinâmicas do varejo brasileiro.

Para mais detalhes e análises, acesse a versão completa do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo.

BlackFriday
Calçados