Indústria do FIAGRO: Crescimento de 78% desde dez/22 surpreende mercado

23/11/2023 às 10h24

Por: Fernanda Calandro

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) destaca um notável crescimento de 78% na indústria de Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) desde dezembro de 2022, alcançando um patrimônio líquido de R$ 18,71 bilhões em setembro de 2023, conforme revelado na quarta edição do Boletim CVM Agronegócio, divulgado hoje pela Autarquia.

Indústria do FIAGRO: Oportunidades e Inovações no Mercado de Capitais Agrícola

O Boletim CVM Agronegócio, produzido pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE) da CVM, apresenta uma análise abrangente do mercado com dados até setembro de 2023. O destaque vai para a robusta ascensão do setor de FIAGRO, que se mostra como uma oportunidade promissora tanto para o financiamento do agronegócio brasileiro quanto para a diversificação de investimentos para o público em geral.

David Menegon, Gerente de Securitização e Agronegócio da CVM, enfatiza que “os dados reforçam a força contínua do agronegócio no Mercado de Capitais”. Ele destaca que o crescimento expressivo do FIAGRO reflete não apenas uma oportunidade de financiamento ao agronegócio, mas também uma chance de ampliação dos meios de diversificação de investimentos para o público em geral.

A publicação aborda, ainda, temas cruciais da Agenda Regulatória de 2023. Um destaque importante é a consulta pública para debater a proposta de uma norma específica para os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (FIAGRO). Essa iniciativa representa um passo significativo para aprimorar e modernizar os FIAGRO, visando ao aumento da expressividade desse segmento no Mercado de Capitais.

Outra informação relevante é a Resolução CVM 194, que recentemente alterou a Resolução CVM 60, uma regra fundamental para as companhias securitizadoras. Essa atualização normativa faz parte da estratégia da CVM em fortalecer o mercado e fomentar o crescimento responsável e sustentável.

Leia também:

Regulamentações, Inovações e Perspectivas para o Agronegócio Financeiro no Brasil

O Presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ressalta a importância de aperfeiçoar e modernizar os FIAGRO, reconhecendo o papel crucial do Agronegócio para o Brasil. Ele destaca que os números recentes do Boletim do Agro revelam o potencial de crescimento e desenvolvimento dos FIAGROS, alinhando-se às Finanças Sustentáveis, à Economia Verde e ao Mercado de Carbono. Nascimento enfatiza que o lugar do Agronegócio é no Mercado de Capitais.

A quarta edição do Boletim CVM Agronegócio reflete não apenas a atual dinâmica do mercado, mas também o compromisso contínuo da CVM em impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável no setor do Agronegócio brasileiro.

Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.