Inovação no Brasil: Setor financeiro lidera investimentos

22/12/2023 às 8h43

De acordo com um levantamento realizado pela ACE Cortex, consultoria de inovação, empresas do setor financeiro lideraram os investimentos em inovação no Brasil no ano de 2023.

O estudo, que ouviu executivos e líderes de mais de 170 companhias com faturamento anual de até R$10 bilhões, apontou que 23,4% dos investimentos em inovação no setor financeiro foram direcionados para Corporate Venture Capital (CVC) e Open Innovation.

Estratégias de inovação mais adotadas pelas empresas brasileiras

O CVC é uma estratégia de investimento em startups por parte de empresas, enquanto o Open Innovation é uma abordagem que busca a colaboração com startups e outras empresas para o desenvolvimento de inovação.

Os setores de bens de consumo e transporte e logística também se destacaram nos investimentos em inovação, com 14,9% e 12,7%, respectivamente.

O estudo também apontou que a inovação é uma prioridade para 70% das empresas brasileiras. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a falta de uma governança e uma estratégia empresarial efetivamente pautadas na inovação.

inovação no brasil

Desafios e Oportunidades para a Inovação no Brasil

O levantamento da ACE Cortex mostra que as empresas brasileiras estão cada vez mais investindo em inovação. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a falta de uma governança e uma estratégia empresarial efetivamente pautadas na inovação.

bens de consumo
competitividade