Investimento de Impacto Social x Filantropia: Desvendando as Diferenças

07/12/2023 às 11h13

Nos últimos anos, o investimento de impacto social tem ganhado destaque, ultrapassando US$ 1 trilhão em ativos globais sob gestão, de acordo com o Global Impact Investing Network (GIIN). No entanto, é crucial compreender a distinção entre investimento de impacto e filantropia, uma vez que essas duas modalidades divergem significativamente.

Filantropia: História e Influência na Sociedade

A filantropia, prática de utilizar capital privado para benefício individual ou público, tem uma longa história. Desde instituições religiosas que financiam escolas e hospitais até famílias bilionárias que criam instituições para doar recursos, os filantropos exercem influência direta sobre beneficiários e indireta sobre diversas organizações.

Investimento de Impacto: Intenção, Mensuração e Retorno Financeiro

Diferentemente, o investimento de impacto é uma abordagem mais recente, ganhando força na última década. Esses investimentos buscam gerar impacto social e/ou ambiental positivo e mensurável, aliados a um retorno financeiro. A diretora da Potencia Ventures, Itali Collini, destaca que investir com impacto é uma opção poderosa para aqueles que buscam efetuar mudanças significativas na comunidade por meio dos negócios.

Além do ESG – Intencionalidade e Mensuração de Impacto

Apesar de frequentemente associado às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), o investimento de impacto vai além. Ele exige intencionalidade, onde a empresa deve nascer com o propósito de resolver um problema social, e a mensuração de impacto, mapeando e medindo os efeitos sociais e ambientais a curto, médio e longo prazo.

Potencia Ventures como Exemplo de Inovação

A Potencia Ventures, grupo de investimento focado em negócios com impacto social, é um exemplo sólido desse modelo inovador. Com mais de 40 aplicações em empresas de capital de risco e mais de 20 em startups de impacto, a Potencia Ventures combina expertise em venture capital e empreendedorismo social, buscando crescimento e impacto real na base da pirâmide, especialmente em áreas como educação e empregabilidade.

Promovendo Mudanças com Investimentos Conscientes

Em um cenário em que investidores e consumidores priorizam valores e impacto social, compreender a diferença entre investimento de impacto e filantropia é essencial. Ambas as modalidades desempenham papéis distintos, mas juntas contribuem para um ecossistema mais sustentável e socialmente responsável.

comunidade
diferenças