Investimentos para 2024: Itali Collini, da Potencia Ventures, Mapeia 5 Tendências

10/12/2023 às 8h00

Em meio à complexa conjuntura econômica de 2022, Itali Collini, Diretora da Potencia Ventures, antecipa o futuro do setor de investimentos para 2024, destacando cinco tendências promissoras. Automatização, transformação digital, ESG, impacto social e conexão de valores delineiam o caminho para inovações significativas.

Futuro dos Investimentos para 2024

A cautela nos investimentos em iniciativas e startups, diante das incertezas econômicas de 2022, não impediu a Potencia Ventures de vislumbrar o futuro. O grupo, focado em investimentos de impacto social, aposta em tendências que prometem moldar o cenário em 2024.

1. Automatização de Processos

A diretora destaca a automação como um caminho para desburocratizar processos, proporcionando agilidade e economia de tempo. A tendência visa simplificar as interações entre empresas e investidores, otimizando o resultado final.

2. Transformação Digital nas Empresas

Itali Collini
Itali Collini, da Potencia Ventures

O avanço tecnológico, alinhado à automação, emerge como diferencial. A aplicação de tecnologias avançadas e a otimização de atividades prometem fortalecer empresas, permitindo uma organização eficiente e perspectivas de crescimento a longo prazo.

3. Aposta em ESG

Investir em empresas comprometidas com ESG (Environmental, Social and Governance) ganha destaque. Essa abordagem busca companhias que integrem responsabilidade ambiental, cuidado social e governança corporativa, refletindo a crescente demanda por investimentos sustentáveis.

4. Investimentos de Impacto Social

No contexto de ESG, os investimentos em negócios de impacto social são destacados como uma tendência global. O relatório da International Finance Corporation revela que, em 2020, esses investimentos totalizaram US$ 636 bilhões globalmente. A Potencia Ventures, desde 2017, direciona seus investimentos para startups de educação e empregabilidade.

5. Conexão entre Valores Pessoais e Profissionais

Collini destaca a crescente preocupação dos consumidores com valores e impacto. A busca por alinhar valores pessoais e profissionais reflete uma tendência onde o retorno financeiro se conecta a um impacto positivo nos aspectos sociais, ambientais e governamentais.

Investimentos para 2024: Estratégia e Sustentabilidade

A Potencia Ventures, desde sua fundação em 2002, tem se destacado como um grupo pioneiro em investimentos de impacto. Com mais de 20 investimentos em empresas de capital de risco e mais de 15 startups de impacto em seu portfólio, a empresa busca impulsionar modelos de negócios que melhoram a vida de pessoas de baixa renda. As 5 tendências mapeadas por Itali Collini apontam para um futuro onde a inovação, a responsabilidade e o impacto positivo caminham juntos no cenário dos investimentos para 2024.

automação de processos
conexão de valores