Investor Day Taesa 2023: Estratégias de Crescimento e Perspectivas do Setor de Transmissão

04/12/2023 às 12h53

Na última sexta-feira (1), a Taesa realizou o seu Investor Day, abordando temas como expansão da rede de transmissão, estratégias de crescimento, avanços tecnológicos e planos para leilões futuros. A análise, fornecida pelo BTG Pactual Affiliate Research, oferece insights sobre as principais discussões e projeções apresentadas pela alta gestão da empresa.

Análise Profunda do Taesa Investor Day Revela Estratégias Visionárias para o Futuro da Transmissão de Energia no Brasil

Os leilões de transmissão continuam sendo o motor de crescimento para a Taesa. Mesmo optando por não participar do próximo leilão em dezembro, a empresa já está estudando oportunidades para o certame de março de 2024, projetando R$18 bilhões em Receita Anual Permitida (RAP) distribuídos em 15 blocos. A administração destaca a intensa competição, com cortes médios de RAP entre 40-50%, e ressalta a importância da diligência pré-leilão para garantir retornos sólidos.

Além dos greenfields, a Taesa busca expansão por meio de ativos brownfield e projetos de reforço. Com R$400 milhões aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para quatro projetos, a empresa visa diversificar suas fontes de crescimento diante do vencimento de concessões principais entre 2030-32.

O cenário do setor destaca o impacto positivo do crescimento da geração de energia renovável, favorecendo a transmissão. A administração reforça a previsão de R$160 bilhões em investimentos no setor ao longo da próxima década, apesar das discussões sobre a confiabilidade do sistema nacional após eventos como o blecaute de agosto.

No âmbito financeiro, a Taesa planeja um investimento de R$3,5 bilhões nos próximos anos, visando atingir uma alavancagem máxima de ~4x até o final deste ano. Quanto aos dividendos, a empresa mantém sua política atual, e, apesar de não prever a eliminação total de isenções fiscais, busca aproveitar esses mecanismos enquanto ainda estão vigentes. Discussões sobre potenciais permutas de ativos entre os principais parceiros da Taesa também estão em curso.

Perspectivas Promissoras e Desafios Estratégicos Diante do Cenário Energético Brasileiro

A análise minuciosa do Taesa Investor Day revela estratégias arrojadas para navegar nas complexidades do cenário de transmissão de energia. As projeções e decisões estratégicas evidenciam a busca incessante da Taesa por crescimento sustentável e eficiência operacional, segundo o BTG Pactual Affiliate Research.

BTG Pactual Affiliate Research
crescimento empresarial