IPCA de Outubro a 0,24%: Oportunidades de Investimento

13/11/2023 às 13h55

Por: Fernanda Calandro

Imagem PreCarregada

O aumento do IPCA de outubro a 0,24% ficou abaixo das expectativas do mercado. Ao longo de 12 meses, a variação acumulada desacelerou, passando de 5,19% até setembro para 4,82% Na mais recente reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o Banco Central indicou a redução da Selic e sinalizou futuros cortes.

IPCA de Outubro a 0,24%: Investimento em Títulos Atrelados à Inflação

O cenário de queda dos juros com o IPCA de outubro a 0,24% abre uma oportunidade para investimentos em títulos atrelados à inflação, conforme explica Rafael Haddad, planejador financeiro do C6 Bank. Mas por que considerar investir em produtos relacionados à inflação em um momento de IPCA abaixo do previsto?

“Os CDBs IPCA+, além de reporem a inflação, oferecem um adicional pré-fixado, assegurando um ganho real ao investidor. Atualmente, é possível encontrar títulos com prêmios atrativos, principalmente em vencimentos de curto (até dois anos) e médio prazo (até quatro anos)”, afirma Haddad.

Oportunidades de Investimentos

Na plataforma C6 Invest, integrada ao aplicativo do C6 Bank, os CDBs IPCA+ de um ano oferecem uma taxa pré-fixada de 7,3% ao ano. Para os prazos de quatro anos, o rendimento é de IPCA + 6,95% ao ano, com variações de taxa.

“A desaceleração econômica indica a continuidade do corte de juros pelo BC. Se essa perspectiva se concretizar, contratar uma taxa adicional de cerca de 7% ao ano mais o IPCA por um período mais longo é uma oportunidade. É provável que essa taxa adicional pré-fixada diminua no futuro, à medida que a Selic atingir valores mais baixos”, complementa Haddad.

Perspectivas e Recomendações

A carteira recomendada do C6 Bank para novembro aumentou as alocações em ativos vinculados à inflação e eliminou produtos prefixados, refletindo a expectativa de que os prêmios oferecidos continuarão a cair com a previsão de queda contínua da Selic. Segundo as projeções do C6 Bank, a Selic terminará 2023 em 11,75% e reduzirá para 9,25% até o final de 2024.

Leia também:

Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.