Magalu: Exclusão do Novo Mercado e Arbitragem de R$1 Bi

14/11/2023 às 17h59

O Instituto Empresa solicitou à B3 hoje (14), a imediata exclusão da Magalu (MGLU3) do Novo Mercado devido a distorções contábeis de quase 1 bilhão de Reais, reveladas no Fato Relevante ontem (13).

Magalu: Requerimento de Exclusão

A solicitação de exclusão da Magalu do Novo Mercado e dos índices aos quais pertence foi oficialmente apresentada pelo Instituto Empresa, em 14 de novembro de 2023. Essa decisão foi motivada pelo Fato Relevante divulgado pelo Magazine Luiza no dia anterior, no qual a empresa admitiu distorções contábeis significativas, totalizando cerca de 1 bilhão de Reais.

Segundo o Instituto, a divulgação dessas distorções levantou preocupações sérias, alegando que investidores foram induzidos ao erro. Eduardo Silva, Presidente do Instituto Empresa, destacou que a aquisição de ações e debêntures foi realizada com base em números falsos, prejudicando a transparência e a confiança dos investidores.

Arbitragem e Responsabilidade

Em resposta às distorções contábeis, o Instituto Empresa está organizando um processo de arbitragem. O objetivo principal é responsabilizar os controladores da Magalu e buscar o ressarcimento para os investidores que adquiriram papéis com preços artificialmente inflacionados devido aos erros contábeis. A iniciativa visa proteger os interesses dos investidores afetados e promover a transparência no mercado financeiro.

A Magalu enfrenta uma séria crise após a revelação de distorções contábeis, resultando na solicitação de exclusão do Novo Mercado e na preparação de um processo de arbitragem pelo Instituto Empresa. Investidores aguardam desdobramentos para entender o impacto total dessas revelações nos mercados financeiros.

arbitragem
distorções contábeis