Media for equity: celebridades investem em startups em troca de participação societária
22/12/2023 às 9h47
O cenário do venture capital no Brasil está em constante evolução, e a estratégia inovadora de “Media for Equity” está ganhando destaque. Segundo, Bruno Tanus, da TDV Advogados,esta prática está transformando a forma como empresas B2C em escalabilidade e celebridades unem forças para impulsionar o crescimento.
Sumário
Media for Equity: Celebridades investem em startups em troca de publicidade
No media for equity, a celebridade aporta determinados direitos e se compromete a realizar determinadas ações de mídia (incluindo participação em veículos de imprensa e postagens em redes sociais) em troca de participação societária da sociedade investida.
Para as empresas investidas, essa abordagem traz uma série de benefícios. Com o apoio de uma celebridade, as empresas podem:
- Alcançar um público maior e mais qualificado
- Aumentar a visibilidade de sua marca
- Melhorar sua reputação
- Gerar leads e vendas
Para as celebridades, o media for equity também é uma oportunidade interessante. Com essa estratégia, as celebridades podem:
Do ponto de vista jurídico, as operações de media for equity podem ser estruturadas por meio de diversos arranjos. No Brasil, o mais comum são as licenças de uso de imagem, nome, nomes artísticos/apelido, dados biográficos, interpretação e voz da celebridade alvo acumuladas com uma opção de subscrição de participação societária da sociedade investida.
Leia também:
Os melhores Apps para participar de Leilões de Gado Virtual
Os 5 Leilões de Gado mais antigos e tradicionais do mundo
Principais Raças de Gado para Leilões: Como Escolher a Melhor Opção
Ainda que os investimentos via media for equity estejam cada vez mais presentes na cena brasileira, os proventos desse tipo de investimento devem, sempre, ser destinados ao seu propósito específico de marketing e publicidade e não devem, portanto, ser considerados como primários para o financiamento das atividades da sociedade investida.
Estratégia que pode gerar valor para todos
Quando bem estruturada, a estratégia de media for equity pode ser uma grande geradora de valor tanto para as empresas investidas quanto para as celebridades. Nos últimos anos, empresas financiadas por operações de media for equity conseguiram levantar 3 vezes mais recursos que outras sociedades e conseguiram alcançar um IPO 32 meses mais rápido que as sociedades financiadas unicamente pelos investimentos tradicionais de venture capital.
Autor(a):
Fernanda Calandro
Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.