Mercado de insurtechs no Brasil cresce 35% em 3 anos e movimenta R$ 1,2 Bi

Mercado de insurtechs no Brasil cresce 35% em 3 anos e movimenta R$ 1,2 Bi

22/12/2023 às 10h17

Por: Fernanda Calandro
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O mercado de insurtechs no Brasil cresceu 35% entre 2020 e 2023, passando de 85 para 117 startups ativas no período, de acordo com um levantamento realizado pela Liga Ventures, Kakau, ABInsurtech e Insurtech Brasil.

Mercado de insurtechs brasileiro movimenta R$ 1,2 bilhão em investimentos

O estudo, que analisou dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina, também aponta que o setor movimentou R$ 1,2 bilhão em investimentos no período, com destaque para as startups de insurance as a service (49%) e seguro automotivo (12%).

“O Brasil é um celeiro de startups e não podia ser diferente no mercado de seguros. Esse importante estudo é o resultado de uma pesquisa profunda e real do mercado brasileiro de insurtechs. Ele servirá certamente para mostrar a maturidade de quanto as insurtechs evoluíram em pouco tempo”, explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.
Mercado de insurtechs
Henrique Volpi, CEO da Kakau Seguros

12 categorias de  insurtechs

O levantamento aponta que as insurtechs estão divididas em 12 categorias:

  • Infraestrutura tecnológica (20,51%)
  • Plataformas para contratação de seguros (11,97%)
  • Seguros corporativos (10,26%)
  • Segurança de dados (9,40%)
  • Seguro automotivo (7,69%)
  • Insurance as a service (7,69%)
  • Análise de dados (7,69%)
  • Agrícola (5,98%)
  • Seguro de vida (5,98%)
  • Seguro para produtos (5,13%)
  • Plataformas de comparação de seguros (4,27%)
  • Seguro de saúde (3,42%)

Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 35% delas foram criadas entre 2019 e 2022. Já as principais categorias de insurtechs ativas fundadas de 2020 a 2023 foram infraestrutura tecnológica (26%); seguro de vida (15%); análise de dados (11%); agrícola (11%) e seguro automotivo (11%).

“Como apontam os dados do levantamento, as insurtechs receberam muitos aportes em 2021 e 2022, apesar de serem rodadas menores no ano passado – cenário resultante principalmente da crise sofrida pelo mercado de tecnologia. Essas startups estão em crescimento contínuo e introduzindo diversas soluções tecnológicas inovadoras, como inteligência artificial, análise avançada de dados e automação, para modernizar e otimizar os serviços do setor de seguros”, analisa Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.

Ddistribuição de startups ativas

O estudo traz também as regiões com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (62%), seguido por Paraná (9%), Santa Catarina (8%), Minas Gerais (4%), Rio Grande do Sul (4%), Rio de Janeiro (4%), Espírito Santo (3%), Distrito Federal (2%), Goiás (1%) e Pernambuco (1%).

Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das insurtechs mapeadas, onde 38% são emergentes, 27% estão estáveis, 18% são nascentes e 17% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se Data Analytics (20%), API (19%), Banco de Dados (14%), Big Data (9%) e Machine Learning (9%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 54% das startups têm como foco o mercado B2B.

Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.

Mercado deve se tornar mais competitivo em 2024

O estudo aponta que o mercado de insurtechs no Brasil está em expansão e deve crescer ainda mais em 2024, com a busca contínua por soluções personalizadas e ágeis para aprimorar a experiência dos clientes e a eficiência operacional.

O setor também deve se tornar mais competitivo, com a entrada de novas players e o fortalecimento das já existentes. As insurtechs que se destacarem serão aquelas que oferecerem soluções inovadoras e eficientes, que atendam às necessidades dos clientes.

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