O investidor ESG: como investir em boas práticas em 2024

24/12/2023 às 8h00

O investidor ESG é aquele que busca investir em empresas que tenham práticas sustentáveis e responsáveis. Essa agenda vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos, à medida que os investidores se tornam mais conscientes da importância da sustentabilidade para o futuro do planeta e dos negócios.

No entanto, é importante tomar cuidado com o greenwashing, que é a prática de empresas que divulgam uma imagem falsa de sustentabilidade. Isso pode confundir os investidores e prejudicar empresas que realmente se preocupam com a sustentabilidade.

A jornada do investidor ESG

Pensando em ajudar os investidores a tomarem decisões mais acertadas, Claudinei Elias, fundador e CEO da Bravo GRC, aponta cinco dicas para quem quer investir em boas práticas em 2024:

Comece

Empresas que integram uma estratégia ESG em sua tomada de decisão estão mais conscientes dos riscos que o cercam, consequentemente diminuindo o impacto de riscos negativos e tirando maior proveito de oportunidades. Essas empresas diminuem seu risco reputacional e apresentam maior confiabilidade nas suas operações.

Conheça os diversos tipos de investimento que existem dentro do universo ESG

Existem diversas formas de investir em “ESG”, podendo ser uma opção investir em uma única empresa que atenda e absorva os requisitos ESG. As ETF’s contêm diversas empresas de segmentos diferentes, diminuindo o risco setorial, mas mantendo o valor da sustentabilidade. Lembrando também que o universo ESG apresenta fundos de impacto, principalmente voltados para desenvolvimento social e climático.

Defina seus critérios, prioridades e apetite ao risco

É importante saber que o mundo do ESG é bastante complexo, abarcando diversos indicadores e propostas. O investidor ESG pode escolher uma em específico para trazer enfoque, como por exemplo empresas de energia renovável que estão auxiliando a transição da matriz brasileira. Outro exemplo é determinar o seu apetite ao risco, algumas empresas bastante inovadoras em questões de sustentabilidade também são empresas que podem carregar um maior risco de investimento.

Verifique a possibilidade de greenwashing, socialwashing e pinkwashing

O greenwashing é um problema que vem atormentando o mercado no que se refere ao tema de ESG. Claro que é muito difícil identificar o greenwashing dentro das empresas, mas muitas vezes pesquisas rápidas, em sites de notícias, podem conter informações valiosas sobre a verdadeira reputação da empresa quanto aos seus funcionários, clientes, fornecedores etc.

Saiba integrar o ESG no seu portfólio

Não é recomendado que os investimentos com viés em ESG sejam a totalidade de seu investimento, e sim, parte de uma estratégia melhor, fazendo com que seu portfólio mitigue riscos de várias frentes. Por exemplo, uma carteira com renda fixa (mitigando riscos de mercado), empresas ESG de energia (mitiga riscos de transição) e ativos dolarizados (mitiga riscos Brasil).

O futuro é sustentável: o investidor ESG está preparado

Ao seguir essas dicas, os investidores podem aumentar suas chances de investir em empresas que realmente colocam a sustentabilidade em prática. Isso não apenas contribui para um futuro mais sustentável, mas também pode gerar retornos financeiros mais sólidos no longo prazo.

boas práticas
ESG