Open Insurance no Brasil: Revolução nos Seguros em 2024

18/01/2024 às 15h36

O Open Insurance, ecossistema aberto de seguros, trará inovação e competição ao Brasil em 2024. Adiado, gera dúvidas, mas promete personalização e liberdade.

O Open Insurance, inspirado no modelo de Open Banking, busca transformar o setor de seguros no Brasil, proporcionando inovação, concorrência e uma oferta aprimorada de produtos e serviços. Seu lançamento, inicialmente previsto para 2024, promete uma revolução no mercado, mas a implementação adiada tem gerado incertezas.

Open Insurance: Caminho para uma Transformação Significativa

A solução permitirá a personalização de ofertas relacionadas a seguros, previdência e capitalização. A autonomia oferecida aos usuários para decidir sobre o compartilhamento de seus dados é um ponto crucial. Ao contrário do Open Banking, ainda persistem dúvidas sobre os benefícios concretos desse modelo.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) estabeleceu a data final de implementação para 29 de novembro de 2024. Este avanço, no entanto, encontra desafios, principalmente devido à falta de preparação das empresas. Cerca de 40% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar dados de transações de seguros, segundo o estudo da Oliver Wyman.

O mercado, embora caminhe lentamente na preparação, demonstra sinais de adaptação. Roberto Monfort, diretor da FCamara, destaca os debates sobre a segurança do compartilhamento de dados, ressaltando que muitas empresas ainda não concluíram os testes em suas APIs.

O Open Insurance é seguro?

• Sim, será fiscalizado pela Susep, oferecendo controle aos usuários sobre seus dados.

Principais vantagens para a população?

• Mais opções de escolha para os usuários e ofertas personalizadas, além de processos automatizados para agilidade.

Com quem posso compartilhar meus dados?

• O compartilhamento poderá ser feito com o sandbox, seguradoras e organizações autorizadas pela Susep.

Posso cancelar o compartilhamento?

• Sim, o cancelamento poderá ser realizado tanto na seguradora que recebeu o consentimento quanto na que transmitiu os dados.

O Futuro dos Seguros no Brasil

Apesar dos desafios e do adiamento na implementação do Open Insurance, a população demonstra disposição para participar desse novo modelo. Com a promessa de mais controle, opções personalizadas e segurança, a revolução nos seguros brasileiros está a caminho.

A FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, destaca-se como parte integrante desse movimento, preparando o terreno para uma transformação significativa no setor. O futuro dos negócios no Brasil vislumbra uma era de experiências transformadoras impulsionadas pelo Open Insurance.

Adiamento
Brasil 2024