Petrobras Revela Plano Estratégico de $100 Bilhões

22/11/2023 às 11h25

A Petrobras está prestes a anunciar um inovador Plano Estratégico de 5 anos, potencialmente ultrapassando $100 bilhões, agitando a expectativa entre os investidores.

O que Esperar do Plano Estratégico da Petrobras de $100 Bilhões

Especulações recentes sugerem que o próximo plano estratégico pode ultrapassar $100 bilhões, abrangendo não apenas o crescimento orgânico, mas também possíveis fusões e aquisições. Embora nossa previsão inicial projetasse $86 bilhões em investimentos, excluindo M&A, o mercado parece preparado para despesas na faixa de $90-100 bilhões. No entanto, se a Petrobras revelar uma cifra que ultrapasse as expectativas, especialmente com uma alocação significativa para segmentos onde o histórico da empresa é menos robusto, uma resposta potencialmente negativa do mercado pode seguir.

A embresa tem histórico de investir abaixo de suas orientações, consistentemente ficando aquém em média de 25% nos últimos seis anos. Essa tendência é atribuída à grande escala e natureza intensiva em capital de muitos projetos de exploração e produção (E&P), frequentemente enfrentando atrasos devido a fatores externos. Apesar da redução recente na orientação de capex de 2023 de $16 bilhões para $13 bilhões, nossa previsão de capex para 2024 para a Petrobras é de $20 bilhões. Reconhecemos o potencial de a Petrobras investir menos do que o esperado nos próximos anos.

Além do capex, nosso modelo pode ser conservador na projeção da produção de petróleo e das margens de refino realizadas, oferecendo upside adicional. Fatores como uma geração mais forte de Fluxo de Caixa Livre para o Acionista (FCFE) e distribuição orgânica de dividendos poderiam desempenhar um papel fundamental. Enquanto nossas projeções indicam uma queda de 2% na produção de petróleo do Brasil para a Petrobras em 2024, há potencial para uma produção e margens de refino mais fortes.

Por Que Ainda Vale a Pena Investir na Petrobras?

Em conclusão, os investidores da Petrobras devem ficar de olho na revelação do Plano Estratégico de 5 anos, antecipando possíveis inclusões de fusões e aquisições. Embora os riscos tenham aumentado, incluindo propostas e rumores recentes, nossa classificação de COMPRA está fundamentada na crença de que a Petrobras continuará gerando mais caixa do que pode gastar. Os mecanismos de defesa existentes nos estatutos da empresa e na lei de Empresas Estatais (SOE) devem prevalecer, mitigando os riscos de curto prazo e garantindo uma alocação estratégica de capital.

Observação: Esta notícia foi adaptada do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

dividendos
estratégia