PGPAF: CMN reajusta preços de garantia em média 15,3% e oferece condições especiais para cooperativas leiteiras

PGPAF: CMN reajusta preços de garantia em média 15,3% e oferece condições especiais para cooperativas leiteiras

22/12/2023 às 11h35

Por: Fernanda Calandro
Imagem PreCarregada

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta sexta-feira (22), reajustes nos preços de garantia dos produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). As novas tabelas entram em vigor em 10 de janeiro de 2024 e valem até 9 de janeiro de 2025.

Reajustes no PGPAF chegam a 30,6% para café arábica

O reajuste médio foi de 15,3%, com variação de 11,1% para a soja a saca de 60 quilos até 30,6% para o café arábica em coco. O PGPAF garante aos agricultores familiares que contraem financiamentos de custeio e investimento no âmbito do Pronaf a remuneração dos custos variáveis de produção.

O CMN também definiu condições especiais para o financiamento de capital de giro para cooperativas agropecuárias do setor leiteiro, no âmbito do Crédito de Investimento para Agregação de Renda (Pronaf Agroindústria) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro).

As cooperativas que comprovem que pelo menos 70% do faturamento é oriundo de negócios realizados com produtores de leite associados poderão obter financiamentos com taxas de juros de 4% ao ano no Pronaf Agroindústria e de 8% ao ano no Procap-Agro. O limite de crédito é de R$ 20 milhões para o Pronaf Agroindústria e de R$ 40 milhões para o Procap-Agro.

O prazo de reembolso é de até seis anos, com até 24 meses de carência. Os recursos financeiros deverão ser utilizados para ajudar os cooperados a renegociar suas dívidas com as cooperativas referentes a bens e insumos para produção de leite adquiridos da cooperativa.

Reajustes no PGPAF e condições especiais para cooperativas leiteiras impulsionam agricultura familiar

Os reajustes nos preços de garantia do PGPAF e as condições especiais para cooperativas leiteiras visam a apoiar os agricultores familiares e as cooperativas do setor, contribuindo para a melhoria da renda e da competitividade desses segmentos.

agricultura familiar
café
CMN
cooperativa leiteira
garantia
leite
PGPAF
preço
reajuste
Soja
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.