PGPAF: CMN reajusta preços de garantia em média 15,3% e oferece condições especiais para cooperativas leiteiras
22/12/2023 às 11h35
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta sexta-feira (22), reajustes nos preços de garantia dos produtos amparados pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). As novas tabelas entram em vigor em 10 de janeiro de 2024 e valem até 9 de janeiro de 2025.
Sumário
Reajustes no PGPAF chegam a 30,6% para café arábica
O reajuste médio foi de 15,3%, com variação de 11,1% para a soja a saca de 60 quilos até 30,6% para o café arábica em coco. O PGPAF garante aos agricultores familiares que contraem financiamentos de custeio e investimento no âmbito do Pronaf a remuneração dos custos variáveis de produção.
O CMN também definiu condições especiais para o financiamento de capital de giro para cooperativas agropecuárias do setor leiteiro, no âmbito do Crédito de Investimento para Agregação de Renda (Pronaf Agroindústria) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro).
As cooperativas que comprovem que pelo menos 70% do faturamento é oriundo de negócios realizados com produtores de leite associados poderão obter financiamentos com taxas de juros de 4% ao ano no Pronaf Agroindústria e de 8% ao ano no Procap-Agro. O limite de crédito é de R$ 20 milhões para o Pronaf Agroindústria e de R$ 40 milhões para o Procap-Agro.
O prazo de reembolso é de até seis anos, com até 24 meses de carência. Os recursos financeiros deverão ser utilizados para ajudar os cooperados a renegociar suas dívidas com as cooperativas referentes a bens e insumos para produção de leite adquiridos da cooperativa.
Leia também:
Super Shopping Day 9.9: 6 Dicas Imperdíveis para Aproveitar ao Máximo
Elo Reduz 15% dos Custos Operacionais com Automação de TI pela IBM: Um Estudo de Caso
Parceria BB e G+D: 5 Avanços no Pagamento Offline com Drex
Reajustes no PGPAF e condições especiais para cooperativas leiteiras impulsionam agricultura familiar
Os reajustes nos preços de garantia do PGPAF e as condições especiais para cooperativas leiteiras visam a apoiar os agricultores familiares e as cooperativas do setor, contribuindo para a melhoria da renda e da competitividade desses segmentos.
Autor(a):
Fernanda Calandro
Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.