Produção de Petróleo na América Latina Atinge 7,4 Milhões de boe/d em Q3 de 2023
01/12/2023 às 17h44

No terceiro trimestre de 2023, o Brasil e a Venezuela foram os principais impulsionadores do crescimento da produção de petróleo na América Latina, de acordo com o Tracker de Produção de Petróleo e Gás do BTG Pactual.
A produção nos cinco principais países latino-americanos aumentou 4,4% em relação ao trimestre anterior, atingindo uma média de 7,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
Sumário
Produção de Petróleo nos Países Latino-Americanos em Detalhes
A produção venezuelana registrou um aumento de 2% no trimestre, atingindo 752 mil boe/d, um aumento significativo de 12% em relação ao ano anterior. Já o Brasil teve um salto de 10% na produção, atingindo uma média de 3,5 milhões de boe/d, representando um aumento de 16% em comparação com o ano anterior.
A produção de petróleo da Argentina permaneceu estável em 627 mil boe/d no terceiro trimestre, marcando uma variação de 7% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a colombiana se manteve constante em termos trimestrais, mas registrou um aumento de 4% em relação ao ano anterior, atingindo uma média de 778 mil boe/d. Por outro lado, a produção de petróleo no México diminuiu trimestralmente, chegando a 1,65 milhão de boe/d, representando um aumento de 2% em relação ao ano anterior.
Reflexos Econômicos e Perspectivas Globais
Em resumo, o terceiro trimestre de 2023 testemunhou um notável crescimento na produção de petróleo na América Latina, com o Brasil e a Venezuela liderando o caminho.
O aumento significativo na produção desses países contribuiu para um cenário positivo no setor, refletindo o potencial contínuo da região no mercado global de petróleo e gás. Essas tendências têm impacto não apenas na economia desses países, mas também influenciam os mercados internacionais de energia.