Produtores Rurais: Banco do Brasil e Contag Firmam Acordo de R$ 11,7 Bi

30/11/2023 às 11h45

Produtores rurais de todo o Brasil serão beneficiados com o recente Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Banco do Brasil e a Contag. Mais de 15 milhões de agricultores familiares, assistidos por sindicatos rurais e federações ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, estão prestes a colher os frutos dessa parceria estratégica.

Banco do Brasil e Contag Unem Forças para Potencializar o PRONAF e Amparar Produtores Rurais

Por meio do Acordo, haverá o compartilhamento de conhecimentos e ferramentas para expandir a assistência creditícia no âmbito do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O plano de trabalho inclui o acompanhamento de iniciativas e a avaliação de resultados.

O presidente da Contag, Aristides Santos, e o vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do BB, Luiz Gustavo Braz Lage, formalizaram o acordo durante a abertura da Assembleia Geral Ordinária da Confederação, no contexto das celebrações dos 60 anos da Contag.

Segundo Lage, o Acordo alinha-se à diretriz do BB de estabelecer parcerias para ampliar a assistência creditícia aos produtores rurais, incluindo capacitação e disseminação de boas práticas. Mais de R$ 11 bilhões já foram destinados à agricultura familiar nesta safra, representando mais da metade de todos os contratos de empréstimos do BB.

60 Anos da Contag: Parceria com Banco do Brasil Eleva Compromisso com a Agricultura Familiar

A parceria visa concretizar oportunidades para mudança de realidades e vidas no campo, ampliando a distribuição de recursos do PRONAF de maneira equilibrada em todas as regiões. O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destaca a importância desse convênio para democratizar o crédito e fortalecer a Agricultura Familiar, responsável por aproximadamente 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Aristides Santos, presidente da Contag, declara que a parceria é um marco na história do Sistema Confederativo Contag, ampliando e fortalecendo a execução do PRONAF em todo o país. O acordo eleva o compromisso do Banco do Brasil com a igualdade social e racial, beneficiando pequenos produtores rurais.

Acordo de Cooperação
agricultura familiar