RECV Enfrenta Desafios na Produção em Nov/23: Declínio de 5,2% e Contratempos Operacionais

14/12/2023 às 11h46

Na noite de ontem, a RECV divulgou uma redução na produção consolidada de petróleo, registrando 25,9kboe/d em novembro, marcando um declínio de 5,2% m/m. A queda é atribuída a problemas nos ativos de Potiguar e Bahia/Sergipe, que apresentaram quedas de 5,6% e 4,9%, respectivamente.

Declínio na Produção e Contratempos Operacionais

A RECV relatou uma produção consolidada de petróleo de 25,9kboe/d para novembro, indicando um declínio de 5,2% em relação ao mês anterior. Essa redução está principalmente relacionada à diminuição da produção nos ativos de Potiguar e Bahia/Sergipe, com quedas de 5,6% e 4,9%, respectivamente. Os resultados mais fracos estão associados a falhas em poços na Bahia e no Rio Grande do Norte, resultando em perdas estimadas de 358bbl/d e 190bbl/d, respectivamente. Excluindo esses impactos, a produção teria caído 3,2%, atingindo 26,6kboe/d.

Iimpacto da Manutenção na Planta de Guamaré

A paralisação para manutenção da planta de processamento de gás natural de Guamaré, operada pela RRRP, também influenciou o volume de gás processado e comercializado pela RECV, com as vendas atingindo apenas 14% em novembro.

Suspensão de Operações em Potiguar

Em outro comunicado, a RECV anunciou a suspensão temporária de parte de suas operações em Potiguar devido à incapacidade de receber O&G no Ativo Industrial de Guamaré, devido a paralisações para manutenção pela RRRP na refinaria Clara Camarão.

Aquisição de Blocos Exploratórios

Como nota positiva, a RECV adquiriu dois blocos exploratórios na bacia de Potiguar em um leilão realizado pela ANP, o regulador de petróleo do Brasil. A aquisição abrange uma área de 56km2, com um custo de R$85k por bloco (R$170k no total).

RECV Traça Caminho Estratégico para Superar Obstáculos e Sustentar Crescimento

Após melhorias no terceiro trimestre, os declínios na produção em outubro e novembro levantam preocupações sobre a capacidade da empresa de crescer rapidamente nos próximos meses, destacando gargalos persistentes enfrentados pela empresa. Apesar dos desafios, mantemos uma visão otimista sobre o potencial da RECV para expandir a produção e reduzir custos, sustentando uma forte geração de FCFE. Os recentes investimentos exploratórios demonstram o compromisso da empresa em criar oportunidades de crescimento em suas regiões operacionais.

Fonte: BTG Pactual Affiliate Research

bolsa de valores