Retorno dos IPOs: 5 Passos Cruciais para o Sucesso

20/11/2023 às 10h48

Com a perspectiva positiva na economia brasileira, a expectativa sobre o retorno dos IPOs (Ofertas Públicas Iniciais) cresce. Há mais de dois anos sem novas aberturas na Bolsa, a busca por investimentos intensifica-se. No entanto, antes de alçar voo no mercado acionário, as empresas enfrentam desafios cruciais.

Retorno dos IPOs: Arrumando a Casa

O caminho até a listagem na B3 exige superação de etapas críticas. Além das questões burocráticas, a preparação pré-IPO torna-se crucial. Empresas, como a Virtus BR, desempenham papel fundamental nesse estágio, oferecendo assessoria independente. A revisão do plano de negócios, governança corporativa e contabilidade são áreas cruciais nessa fase.

Capacidade de Execução e Independência

A Virtus BR destaca-se ao oferecer suporte desde a fase pré-IPO até a definição do preço da ação, assegurando independência. Isso elimina potenciais conflitos de interesse das instituições financeiras, proporcionando um ambiente mais transparente para os investidores. A capacidade de execução torna-se um diferencial significativo para o sucesso da operação.

Como Tudo Começa

A decisão de ingressar no mercado acionário implica em questões estratégicas cruciais. O destino dos recursos captados, detalhado no prospecto enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e a escolha do ambiente de governança corporativa são passos iniciais fundamentais. O Novo Mercado, com seu alto grau de transparência, é frequentemente a escolha das empresas nos últimos anos.

A Escolha dos Advisors

Além de suporte na tomada de decisões, a Virtus BR auxilia na escolha e contratação dos assessores necessários para a condução da oferta. Advogados, auditores e bancos de investimento desempenham papéis cruciais no processo. Coordenando as partes envolvidas, o assessor independente visa alinhar as expectativas para garantir o sucesso da operação.

Preparação Estratégica

Em resumo, o sucesso de um IPO vai além do timing e das condições de mercado. A preparação detalhada, a escolha criteriosa de advisors e a transparência nos processos são determinantes. As empresas, diante da expectativa de retorno dos IPOs, têm a oportunidade de se preparar estrategicamente, aproveitando janelas de emissão mais favoráveis. À medida que o mercado aguarda ansiosamente novas aberturas, o compromisso com a transparência e a excelência na execução permanecem como pilares fundamentais para o sucesso no mundo das ofertas públicas.

bolsa de valores
estratégia empresarial