Santos Brasil: BTG Analisa Estratégias de Crescimento e Perspectivas Promissoras para 2024

29/11/2023 às 13h52

O BTG Pactual Affiliate Research do dia 28, detalhou, em análise recente, as estratégias e projeções apresentadas pela Santos Brasil durante seu Investor Day em 2023. A análise destaca a visão otimista do BTG Pactual em relação ao plano de expansão da empresa no próximo ano.

Estratégias de Expansão da Santos Brasil para 2024

Segundo a análise do BTG Pactual, a Santos Brasil revelou durante seu Investor Day em São Paulo importantes insights sobre sua estratégia de crescimento, enfocando o aumento da capacidade nos terminais principais para sustentar a esperada recuperação nos volumes da indústria.

A empresa busca explorar condições de precificação mais favoráveis em seus contratos, mantendo, ao mesmo tempo, altos índices de Net Promoter Scores (NPS) em todas as divisões para aprimorar a qualidade do serviço.

Antecipando uma retomada nos volumes portuários no quarto trimestre e uma perspectiva positiva para 2024, a iniciativa estratégica da Santos Brasil para expandir a capacidade no BTP é vista como uma jogada competitiva no Porto de Santos. Apesar das preocupações, a empresa mantém uma avaliação favorável (6x EV/EBITDA24), reforçando uma classificação de COMPRA.

Volumes

A Santos Brasil espera uma recuperação gradual nos volumes de contêineres em 2024 após um ano desafiador com uma redução de 10% YTD. Os principais impulsionadores incluem exportações beneficiadas por uma safra recorde de açúcar, algodão e café, importações se recuperando devido à recuperação de estoques nos segmentos farmacêutico e de higiene, e cabotagem refletindo atividades industriais mais fortes para bens de consumo e de capital. A escolha do Tecon como terminal para a Norcoast JV deve impulsionar os volumes de cabotagem em 2024.

NPS e Qualidade do Serviço

O compromisso da Santos Brasil em manter altos níveis de NPS em todas as divisões destaca sua dedicação à melhoria operacional e à oferta de serviços premium. A qualidade superior do serviço proporciona benefícios adicionais à empresa, como a capacidade de lidar com volumes extracalls mais altos, contribuindo ainda mais para seu sucesso.

Discussão sobre STS10

A ênfase na ampliação da capacidade de contêineres nos terminais continua sendo uma prioridade para a Santos Brasil, com discussões em andamento para um terminal menor, STS10. A possibilidade de renovar a concessão do EcoPorto e expandir o terminal BTP está sendo considerada, potencialmente reduzindo o risco de um novo terminal STS10. A empresa considera esse segundo cenário mais viável, com discussões preliminares para um terminal no Largo de Santa Rita também em andamento.

Tecon Santos

A Santos Brasil visa aumentar a capacidade do Tecon Santos em 0,2MM TEUs/ano, atingindo 2,6MM TEUs em 2025 e 3,0MM em 2030. A estratégia alinha-se ao foco da empresa em aumentar a capacidade em seus terminais, proporcionando espaço para contratos adicionais e extracalls. A possível expansão via Prainha é um projeto complicado, se realizado, esperado após 2035.

Tecon Vila do Conde

O terminal se beneficia da estação seca no Norte, criando novas oportunidades. Um estudo está em andamento para introduzir um novo serviço de balsas e barcaças em parceria com outra empresa, com previsão de início em fevereiro.

Margem e Alocação de Capital

A administração forneceu uma orientação suave de margem a longo prazo de 55-57%, atribuindo a melhoria ao aumento da capacidade, reequilíbrio de contratos e eficiências operacionais. A alocação de capital concentra-se em investimentos em capacidade adicional, novos equipamentos e projetos de tecnologia, com uma orientação de capex de R$500-600 milhões para terminais de contêineres e veículos em 2024.

Perspectivas Sólidas para a Santos Brasil em Meio a Desafios e Oportunidades

O Investor Day da Santos Brasil delineou um roteiro estratégico para 2024, enfatizando crescimento, qualidade de serviço e expansão de capacidade. Apesar dos desafios, a empresa mantém uma visão otimista, reforçando sua posição como um importante player no cenário em evolução dos portos e logística.

Brasil
BTG Pactual