Saque Aniversário: 34,5 Milhões de Brasileiros Optam pela Modalidade, Segundo Carta Aberta das Associações

05/03/2024 às 11h29

Em uma demonstração clara de preocupação, diversas associações do setor financeiro e tecnológico do Brasil uniram forças para expressar sua posição contra a possibilidade de o Governo Federal extinguir ou substituir a modalidade Saque Aniversário do FGTS por melhorias no Consignado Privado. A Associação Brasileira de Internet (ABRANET), Zetta, Euroconsumers Brasil, Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), ABIPAG, e ABFINTECHS, coletivamente referidas como “Associações”, destacam a importância desta modalidade para a estabilidade financeira das famílias e o crescimento econômico do país.

A Defesa do Saque Aniversário

Desde sua aprovação em 2019, o Saque Aniversário do FGTS tem ganhado popularidade entre os brasileiros, com 34,5 milhões de trabalhadores optando por essa modalidade até 2023. As Associações argumentam que as modalidades de saque e as operações de antecipação de recursos são complementares e devem coexistir, beneficiando a concorrência e oferecendo mais liberdade de escolha para o trabalhador.

Antecipação do Saque Aniversário: Uma Alternativa de Crédito Acessível

A modalidade de Antecipação de Aniversário é destacada pelas Associações como um crédito barato e de fácil acesso, com taxas de juros limitadas a 1,79% ao mês. Esta opção tem se mostrado uma ferramenta valiosa para os trabalhadores gerenciarem suas finanças, seja para cobrir despesas do dia a dia ou realizar projetos pessoais. Com um aumento significativo na concessão de créditos, de R$ 3,1 bilhões em 2020 para R$ 30,3 bilhões em 2023, fica evidente a crescente aceitação dessa modalidade de crédito no Brasil.

Saque Aniversário e Consignado Privado: Linhas Complementares

As Associações enfatizam que essa modalidade do FGTS e o Consignado Privado não são concorrentes, mas sim complementares. A existência de ambos os produtos permite que o trabalhador escolha a opção que melhor atende às suas necessidades financeiras, fomentando a competição entre instituições financeiras e contribuindo para a redução dos juros. A intenção de substituir o Saque Aniversário por melhorias no Consignado Privado é vista como contrária às políticas públicas de redução do endividamento dos consumidores.

Compromisso com a Ampliação do Acesso ao Crédito

As Associações reiteram seu compromisso em dialogar e contribuir com o Governo para a melhoria das políticas de crédito no Brasil. Defendendo a manutenção do Saque Aniversário do FGTS, elas se colocam à disposição para trabalhar em conjunto com as autoridades na busca por soluções que promovam a inclusão financeira e a ampliação do acesso ao crédito para todos os brasileiros.

Em resumo, a carta aberta das Associações reflete uma preocupação coletiva com a proposta do Governo Federal de modificar ou eliminar a modalidade Saque Aniversário do FGTS. Elas argumentam que a manutenção e coexistência das diferentes modalidades de crédito são essenciais para o bem-estar financeiro dos trabalhadores e para o desenvolvimento econômico do país.

Acesso ao Crédito
Antecipação de Crédito