Seguro de pesquisas clínicas: potencial de crescimento no Brasil

22/12/2023 às 16h06

O seguro de pesquisas clínicas é um mercado promissor no Brasil. Apesar de incipiente, o setor movimenta R$ 15 milhões por ano e tem potencial para triplicar com a regulamentação.

Segundo a corretora independente de resseguros BMS Re, apenas 3% das pesquisas clínicas realizadas no país são seguradas. Um dos motivos para essa baixa penetração é a falta de um arcabouço jurídico sólido. Atualmente, a atividade de pesquisas clínicas é regulamentada através de um conjunto de normativas infralegais e supranacionais, mas há um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que visa tipificar como crime a má conduta científica.

Falta de arcabouço jurídico é um dos fatores que dificultam a adoção de seguro de pesquisas clínicas

Apesar da falta de uma legislação específica, o Brasil tem um dos sistemas mais paternalistas do mundo em relação aos direitos dos participantes de pesquisa clínica, sobretudo no que tange à indenização e à assistência. A combinação desses dois fatores provoca inseguranças no setor, o que contribui para que as empresas não invistam ainda mais em pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

Em regiões como América do Norte, Europa e Ásia, a contratação do seguros de pesquisa clínica faz parte do projeto desde seu nascedouro. Isso contribui para aumentar a segurança das pessoas que participam dos testes e também para gerar um grande potencial de negócios.

Mercado de seguros no Brasil tem grande potencial para crescer

Atualmente, o mercado de seguros no Brasil gira em torno dos 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, movimentando R$ 360 bilhões em receita. No caso de pesquisas clínicas, a penetração gira em torno de 3%, com o prêmio em cerca de R$ 15 milhões por ano.

“Temos um potencial de negócios muito amplo, com possibilidade de dobrarmos ou até triplicarmos o volume de prêmio, em particular no setor de pesquisas clínicas”, afirma Felipe Pereira, consultor da BMS Re. “Além de garantir o acesso à indenização e assistência aos participantes, o seguro confere maior segurança jurídica e financeira aos projetos de pesquisa clínica executados no Brasil, servindo como um incentivo para que as empresas instalem suas unidades de Pesquisa & Desenvolvimento por aqui”.

BMS Re atua para viabilizar o seguro de pesquisas clínicas

Nesse sentido, o Grupo BMS desempenha um papel estratégico, atuando com as seguradoras para viabilizar esse produto. Atualmente, apenas três seguradoras registradas na Superintendência de Seguros Privados (Susep) e que emitiram prêmio nos últimos 12 meses, emitem apólices de Responsabilidade Civil em Testes Clínicos.

“Apoiamos as seguradoras a adentrarem e se estabelecerem nesse mercado, que é novo para a maioria dos players locais, com tudo que precisam como num one-stop-shop: produto, prêmio e proteção”, finaliza Pereira.

Seguro de pesquisas clínicas: um mercado promissor no Brasil

O seguro de pesquisas clínicas é uma solução que pode contribuir para o crescimento do mercado de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, garantindo a segurança das pessoas que participam dos testes e oferecendo maior segurança jurídica e financeira às empresas.

BMS Re
mercado de seguros no Brasil
pesquisas clínicas no Brasil
seguro de pesquisas clínicas