Setor Bancário: CEOs Antecipam Tendências em Pesquisa da KPMG

19/12/2023 às 12h01

A pesquisa “2023 Banking CEO Outlook”, conduzida pela KPMG com 142 CEOs do setor bancário global, oferece insights sobre as perspectivas e estratégias desses líderes. O estudo destaca nuances nas expectativas de crescimento, inovação e sustentabilidade.

Desafios e Oportunidades em Meio à Incerteza

Apesar da confiança global na economia, os CEOs expressam cautela em relação às próprias empresas, com a expectativa de crescimento no setor bancário reduzida. A pesquisa aponta para a influência de fatores como taxas de juros e políticas de inflação, levando os executivos a adotarem abordagens prudentes em fusões e aquisições.

Estratégias de Crescimento e Inovação

Os CEOs revelam um foco significativo em tecnologias disruptivas, com 73% identificando a Inteligência Artificial (IA) generativa como a oportunidade de investimento mais crucial. A pesquisa destaca o otimismo em relação aos benefícios da IA generativa, embora desafios como competências tecnológicas e custos de implementação sejam reconhecidos.

Compromisso com ESG e Planejamento de Pessoal

O estudo evidencia o compromisso contínuo do setor bancário com fatores ESG, sendo incorporados como geradores de valor. Os CEOs apontam para áreas específicas, como relacionamento com clientes, alocação de capitais e desempenho financeiro, onde as estratégias ESG têm impacto significativo. A pesquisa também revela uma visão estável sobre contratações internas, com 87% planejando aumentar a equipe nos próximos três anos.

Reflexões para o Futuro do Setor Bancário

Os resultados da pesquisa oferecem uma visão aprofundada das dinâmicas em jogo no setor bancário, indicando uma abordagem estratégica em meio à incerteza econômica. Os CEOs estão atentos às oportunidades de inovação, ao compromisso com a sustentabilidade e ao desenvolvimento de equipes capacitadas para enfrentar os desafios futuros.

CEOs Bancários
contratações