Sicredi Recebe Aporte de US$ 30 Mi do BID Invest para Fomentar Negócios no Brasil

05/12/2023 às 11h29

O Sicredi receberá um empréstimo de US$ 30 milhões do BID Invest para impulsionar o desenvolvimento de suas micro, pequenas e médias empresas (WMSMEs) de propriedade de mulheres no Brasil. O financiamento visa reduzir as desigualdades de gênero no acesso ao crédito.

Sicredi e BID Invest Impulsionam Crescimento de Negócios Focados em Mulheres no Brasil

O BID Invest concedeu um empréstimo de longo prazo ao Sicredi, com US$ 5 milhões destinados exclusivamente ao financiamento de WMSMEs na região amazônica. A iniciativa busca promover inovações no setor financeiro, facilitando o acesso a crédito para pequenas empresas e contribuindo para a redução das disparidades de gênero.

A transação inclui financiamento combinado e incentivos baseados no desempenho da Iniciativa We-Fi, administrada pelo BID Invest. Além disso, serviços de consultoria serão oferecidos para aprimorar a oferta do Sicredi a esse segmento, proporcionando inteligência de mercado.

Segundo estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, apenas 30% dos empregadores e 35% dos proprietários de empresas no Brasil são mulheres, refletindo desigualdades de gênero no acesso ao crédito. A falta de acesso a capital é mais pronunciada em empresas lideradas por mulheres e grupos vulneráveis.

O Sicredi, com mais de um milhão de empresas associadas, desempenha um papel crucial nesse cenário. O empréstimo contribuirá para quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, e Parceria para os Objetivos.

Trabalhando Juntos para Reduzir Desigualdades e Promover Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A parceria entre o BID Invest e o Sicredi representa um passo significativo para fortalecer os negócios liderados por mulheres no Brasil. Ao impulsionar o acesso ao crédito para WMSMEs, a iniciativa visa criar um impacto positivo não apenas no cenário econômico, mas também na promoção da igualdade de gênero. O Sicredi, com sua vasta presença e modelo cooperativo, desempenhará um papel fundamental na implementação dessa visão.

A importância da parceria

Ao fortalecer negócios liderados por mulheres, a iniciativa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas ações são fundamentais para criar sociedades mais justas e igualitárias. Acompanhe as atualizações para entender como esses esforços estão moldando o futuro do setor financeiro e promovendo a inclusão econômica.