Sistema de Consulta de Seguros: Lançamento com 800 Milhões de Apólices

10/11/2023 às 11h24

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) revelou, em uma coletiva de imprensa realizada esta semana, o lançamento do Sistema de Consulta de Seguros, previsto para estar acessível a partir de 13 de novembro. A ferramenta irá apresentar uma base de dados impressionante de 800 milhões de apólices e/ou bilhetes, viabilizando a verificação de uma gama extensa de seguros, tanto nacionais como internacionais fornecidos por seguradoras brasileiras.

Sistema de Consulta de Seguros: Consulta Online

No anúncio do Sistema, a Susep detalhou que a nova plataforma permitirá que cada cidadão brasileiro, por meio da autenticação na conta “gov.br”, pesquise os seguros associados ao seu nome. Isso possibilitará a identificação de todas as apólices devidamente registradas, verificando se foram contratadas de maneira consciente e voluntária pelo usuário.

A ferramenta não apenas oferece benefícios para o consumidor, permitindo o gerenciamento mais eficaz de suas relações econômicas, mas também representa uma contribuição valiosa para o regulador e o mercado. O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, enfatizou a importância do sistema para os consumidores e a indústria seguradora. Ele explicou que os usuários terão a capacidade de alertar a Susep sobre questões encontradas na ferramenta, possibilitando a alimentação de dados quase em tempo real para fiscalização.

Octaviani ressaltou a melhoria da experiência do consumidor no mercado de seguros, destacando que um ambiente regulado e fiscalizado corretamente promove confiança e transparência nas transações.

Com foco na segurança dos dados, o Coordenador do Projeto do Sistema de Registro de Operações (SRO), Hugo Mentzingen, esclareceu que o sistema foi desenvolvido estritamente seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados. Os dados são consultados diretamente da base das registradoras homologadas pela Susep, seguindo os mesmos critérios de privacidade estabelecidos pelo gov.br.

O lançamento do Sistema de Consulta faz parte da evolução do SRO, que é o projeto de modernização do envio de dados à Susep pelo mercado supervisionado através das empresas cadastradas como registradoras de operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros.

A Coletiva de Imprensa

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Perspectivas e Vantagens do Novo Sistema

Este novo sistema marca um avanço significativo para os consumidores e a indústria de seguros, possibilitando um maior controle e compreensão sobre os seguros contratados. A expectativa é que essa ferramenta eleve os padrões de fiscalização e experiência no mercado de seguros a um novo patamar.

consultas
consumidor