Tenda Investor Day: Sinais Positivos Apontam para uma Forte Recuperação em 2024

11/12/2023 às 11h16

O BTG Pactual participou recentemente do Tenda Investor Day, onde informações cruciais foram compartilhadas pela equipe executiva, incluindo o CEO Rodrigo Osmo, o COO Renan Sanches e o CFO Luiz M. Garcia.

A atualização abrangente revelou desenvolvimentos significativos, consolidando aconstrutora como uma robusta oportunidade de compra. Este relatório explora pontos-chave, destacando as movimentações estratégicas da empresa e seu potencial para investidores.

Tenda: Movimentações Estratégicas e Progresso na Recuperação

O Tenda Investor Day delineou mudanças internas cruciais, incluindo controles internos aprimorados e um compromisso com uma recuperação bem-sucedida. Pontos notáveis incluem a implementação de novos controles, como sistemas de engenharia integrados com fornecedores e um comitê para avaliar ajustes de preços após choques de custos. A recuperação está progredindo conforme o planejado, com a expectativa de que o Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) alcance impressionantes 30% até 2025. Apesar dos desafios, a construtora permanece no caminho para revitalizar suas operações.

Limitações no Banco de Terrenos e Capacidade de Lançamento

O relatório indica que os planos ambiciosos da construtora são moderados pela limitação nos lançamentos de terrenos, limitados a 20.000 unidades anualmente. Essa decisão estratégica visa equilibrar o crescimento com operações sustentáveis, ao mesmo tempo que mitiga riscos potenciais associados à expansão rápida. Apesar dessa limitação, a abordagem da Tenda garante uma implementação deliberada e eficiente de recursos.

Foco na Rentabilidade da Alea e Planos de Crescimento

Alea, peça-chave no portfólio da Tenda, está focada em alcançar uma maior rentabilidade. O relatório destaca a execução bem-sucedida da orientação de lançamentos de 2023, com uma perspectiva otimista para 2024 e 2025. O foco da empresa em ganhos de escala, processos de construção eficientes e um novo produto (“Casa Pátio”) a posiciona para uma margem bruta de 25-29% no 4º trimestre de 2025. A trajetória de crescimento da Alea alinha-se com a visão estratégica da Tenda.

Mudanças Positivas no Programa MCMV e Contratos Pode Entrar

O programa MCMV, com um foco mais intenso em famílias de baixa renda, alinha-se com as operações da Tenda (60-70% na Faixa 1). Mudanças positivas em subsídios e taxas de financiamento são esperadas, aumentando a acessibilidade. Programas notáveis como RET 1 e FGTS Futuro, que começam no 1º semestre de 2024, devem ter um impacto significativo nas margens líquida e bruta da Tenda, respectivamente. Além disso, a Tenda espera assinar contratos de R$700 milhões no programa Pode Entrar em janeiro de 2024, contribuindo para sua estratégia global de crescimento.

Uma Oportunidade de Investimento Atraente

Em conclusão, o Tenda Investor Day destaca uma oportunidade de investimento atraente segundo o relatório BTG Pactual, enfatizando uma estratégia robusta de recuperação, gerenciamento estratégico de terrenos e o crescimento promissor de sua subsidiária, Alea. Apesar dos desafios, a avaliação descontada da empresa (4x P/E ’25E) a coloca como uma forte opção de compra. Os investidores são instados a considerar o potencial da Tenda para retornos significativos nos próximos anos.

Alea
crescimento