6 Tipos de Cartão de Crédito: Entenda Suas Opções

22/09/2023 às 11h04

Os cartões de crédito são instrumentos financeiros amplamente utilizados em todo o mundo, proporcionando conveniência e flexibilidade nas transações comerciais. No entanto, existem vários tipos de cartão de crédito, cada um com suas próprias características e benefícios.

Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado brasileiro, ajudando você a entender suas opções e tomar decisões informadas.

Bandeira do Cartão de Crédito

Uma das primeiras distinções a fazer entre os tipos de cartão de crédito é a bandeira. As bandeiras são empresas que fornecem a infraestrutura e suporte tecnológico para as transações. As principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil incluem:

• Visa
  • Mastercard
  • American Express (Amex)
  • Elo
  • Hipercard

A escolha da bandeira pode influenciar a aceitação do cartão em estabelecimentos comerciais. Geralmente, cartões Visa e Mastercard são amplamente aceitos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Tipo de Cartão de Crédito

Os cartões de crédito podem ser divididos em dois tipos principais:

1. Cartões de Crédito Convencional: Estes são os cartões de crédito mais comuns. Eles permitem que o titular do cartão realize compras a crédito, ou seja, o titular debita o valor das compras de sua conta no mês seguinte.
  2. Cartões de Crédito Pré-pago: Nesses cartões, o titular precisa depositar um valor antecipadamente, que é utilizado para efetuar compras. Os cartões pré-pagos não têm fatura mensal, uma vez que os usuários só podem gastar o valor que previamente depositaram.

Limite de Crédito

Outro fator importante a considerar é o limite de crédito do cartão. O limite é o valor máximo que o titular pode gastar em compras a crédito. O banco emissor estabelece o limite com base na renda e histórico de crédito do titular, o que resulta em limites mais elevados para clientes com maior renda.

Anuidade

A anuidade é uma taxa anual cobrada pelo banco emissor do cartão de crédito em troca dos serviços oferecidos. O valor da anuidade varia de acordo com o tipo de cartão e as condições estabelecidas pelo banco. Alguns cartões oferecem anuidade gratuita no primeiro ano ou reduzida para determinadas faixas de gastos.

Muitos cartões de crédito oferecem uma variedade de benefícios, como:

1. Milhas Aéreas: Acúmulo de milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas.
  2. Cashback: Devolução de uma porcentagem do valor gasto em forma de crédito na fatura.
  3. Seguro Viagem: Cobertura de despesas médicas e outras emergências durante viagens.
  4. Descontos em Lojas e Restaurantes: Ofertas especiais em estabelecimentos parceiros.

Tipos de Cartão de Crédito Populares

Aqui estão alguns exemplos de tipos de cartão de crédito populares:

1. Cartão de Crédito Platinum: Emitido para clientes com renda alta ou média alta, oferece benefícios exclusivos, como seguro viagem, acesso a salas VIP em aeroportos e assistência pessoal (concierge).
  2. Cartão de Crédito Gold: Destinado a clientes com renda média, oferece benefícios como milhas aéreas, cashback e descontos em lojas e restaurantes.
  3. Cartão de Crédito Internacional: Pode ser usado para compras no exterior.
  4. Cartão de Crédito Nacional: Restrito a compras no Brasil.
  5. Cartão de Crédito Universitário: Emissão voltada para estudantes universitários, frequentemente com anuidade gratuita ou reduzida.
  6. Cartão de Crédito Corporativo: Emitido para empresas, permite que os funcionários o utilizem para despesas corporativas.

Conclusão

Ao escolher um cartão de crédito, é fundamental considerar suas necessidades pessoais, hábitos de gastos e capacidade financeira. Compreender os tipos de cartão de crédito disponíveis, as taxas associadas e os benefícios oferecidos pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Lembre-se de que um cartão de crédito é uma ferramenta financeira poderosa quando usada com responsabilidade. Escolha o que melhor se adapta ao seu estilo de vida e orçamento, e desfrute dos benefícios que ele pode proporcionar.

anuidade
bandeira de cartão