Vendas: Como melhorar a eficiência, Segundo a Falconi

28/12/2023 às 8h26

O mercado está cada vez mais competitivo, e as empresas precisam se destacar para sobreviver. Uma das áreas mais importantes para isso é a venda.

Para melhorar a eficiência em vendas, é preciso investir em processos e procedimentos. Isso é o que defende André Chaves, vice-presidente de Indústria de Base e Bens de Capital da Falconi.

Vendas
André Chaves, vice-presidente de Indústria de Base e Bens de Capital da Falconi

No artigo a seguir, vamos compartilhar as dicas da Falconi para aumentar a produtividade e o desempenho dos times comerciais.

1. Construa processos e procedimentos

Segundo Chaves, estruturar melhorias de processos deve ser um trabalho frequente – e primordial – para os gestores.

“As empresas precisam entender quais são os seus processos atuais e identificar os pontos de melhoria”, diz. “Depois, é preciso implementar essas mudanças e monitorar os resultados.”

Alguns exemplos de processos que podem ser melhorados são:

• Qualificação de leads
  • Abordagem de clientes
  • Demonstração de produtos ou serviços
  • Fechamento de vendas

2. Posicione o seu negócio

É importante saber posicionar o seu negócio em relação aos seus clientes e ao mercado.

“As empresas precisam entender o que os seus clientes precisam e o que os seus concorrentes estão oferecendo”, diz Chaves. “Com isso, elas podem desenvolver uma estratégia de vendas mais eficiente.”

Alguns fatores que devem ser considerados na hora de posicionar o negócio são:

• O valor percebido pelo cliente
  • A diferenciação em relação aos concorrentes
  • A estratégia de preços

3.Entender a conversão

As empresas precisam avaliar a sua taxa de conversão para entender a eficiência da sua força de vendas.

“Essa taxa é calculada dividindo o número de clientes que fecharam negócio pelo número de oportunidades de vendas”, explica Chaves.

Uma taxa de conversão alta indica que a empresa está fazendo um bom trabalho de qualificação de leads e abordagem de clientes.

4.Investigue oportunidades

Além da taxa de conversão, as empresas também devem avaliar o valor das vendas.

“É importante entender se a empresa está dando muito desconto ou se está cobrando um preço competitivo”, diz Chaves.

Também é importante acompanhar o pipeline de oportunidades para identificar as melhores oportunidades de vendas.

A jornada para a eficiência em vendas

Ao seguir essas dicas, as empresas podem melhorar a eficiência em vendas e aumentar a produtividade dos seus times comerciais. Com isso, elas podem se destacar no mercado e conquistar mais clientes e receita.

Além das dicas compartilhadas pelo VP da Falconi, é importante lembrar que a eficiência em vendas é uma jornada que requer constante aprendizado e aprimoramento. As empresas precisam estar dispostas a investir em treinamento e capacitação para os seus times comerciais.

Também é importante acompanhar as tendências do mercado e as mudanças nos comportamentos dos consumidores. Ao fazer isso, as empresas podem se manter competitivas e garantir o sucesso dos seus negócios.

crescimento
eficiência em vendas