Visa e XP concluem fase piloto do Real Digital

20/12/2023 às 12h06

As empresas Visa e XP anunciaram nesta terça-feira (12) que concluíram a fase piloto do Real Digital, a moeda digital do Banco Central do Brasil. O consórcio formado pelas duas empresas integrou seu nó à rede do Drex, o blockchain do BC, e testou transações em atacado, varejo e com títulos públicos federais tokenizados.

Visa e XP concluem fase piloto do Real Digital

O foco das empresas no projeto é a tokenização, que consiste na criação de representações digitais de ativos financeiros. A tokenização permite que esses ativos sejam transacionados de forma mais segura e eficiente.

“Trata-se de um marco importante para nós no projeto do Drex e um reflexo da forte parceria entre a Visa e a XP”, disse Catalina Tobar, head de Moedas Digitais da Visa América Latina e Caribe. “Nossa capacidade de tokenizar transações em tão pouco tempo após a integração no nó é motivo de muita satisfação e nos deixa um passo mais próximos de tornar o Drex realidade no Brasil”, diz a executiva.

Os resultados dos testes na rede Drex foram positivos. Os dois consórcios participantes do piloto, além do formado por Visa e XP, concluíram os marcos previstos para a realização de transações intra e interbancário em Drex atacado, varejo e com títulos públicos federais tokenizados.

“Cada nó instalado aumenta a estabilidade da rede de blockchain. Portanto, embora cada empresa desenvolva suas soluções de forma independente, a criação de uma moeda digital brasileira envolve o esforço de todos para desenvolver uma rede segura, estável e confiável”, diz Marta Pinheiro, sócia e diretora de Banking Services da XP Inc.

Real Digital: um passo importante para a digitalização da economia brasileira

A conclusão da fase piloto do Real Digital é um passo importante para o desenvolvimento da moeda digital no Brasil. Os testes realizados pelas empresas Visa e XP demonstram que o Drex é uma tecnologia segura e eficiente, que pode ser utilizada para a realização de transações financeiras de forma mais rápida e barata.

Real Digital tem o potencial de trazer diversos benefícios para a economia brasileira, como:

• Aumento da eficiência e da segurança das transações financeiras: O Real Digital é baseado em tecnologia blockchain, que é conhecida por sua segurança e transparência. Isso pode reduzir o risco de fraudes e erros nas transações financeiras.
  • Redução dos custos de transação: O Real Digital é uma moeda digital, o que significa que não requer a emissão de papel-moeda ou cédulas. Isso pode reduzir os custos de produção e distribuição da moeda, o que pode beneficiar tanto as empresas quanto os consumidores.
  • Promoção da inclusão financeira: O Real Digital pode facilitar o acesso a serviços financeiros para pessoas que vivem em áreas remotas ou que não têm acesso a instituições financeiras tradicionais.
  • Fortalecimento da soberania monetária: O Real Digital é uma moeda emitida pelo Banco Central do Brasil, o que significa que o Brasil mantém o controle sobre sua política monetária. Isso pode ajudar a proteger a economia brasileira de flutuações externas.

Banco Central do Brasil
Blockchain