Viveo Relatório Q3: Receitas Fortes, mas Geração de Caixa Decepcionante

14/11/2023 às 12h49

A Viveo divulgou seus resultados do terceiro trimestre, apresentando crescimento sólido na receita, impulsionado por expansão orgânica robusta, mas a geração de caixa ficou aquém das expectativas.

Viveo: Receita Sólida, mas Geração de Caixa Aquém

A receita líquida da Viveo atingiu R$2,84 bilhões, superando as expectativas em 4,5%, impulsionada por fusões e aquisições, além de expansão orgânica robusta de 16,8% ao ano. O EBITDA ajustado cresceu 33% ao ano, alcançando R$251 milhões, com uma margem de 8,8%, 40 pontos base acima das projeções. No entanto, a geração de caixa decepcionou, refletindo uma reversão de PDA de R$9 milhões e um lucro líquido de R$6 milhões, uma queda de 88% ao ano.

O crescimento orgânico da receita acelerou para 16,8% ao ano, destacando-se nos segmentos de hospitais e serviços. O faturamento líquido de hospitais e clínicas expandiu 19% ao ano, atingindo R$2,1 bilhões organicamente. O canal de varejo cresceu 8,6% ao ano, atingindo R$242 milhões, e o segmento de serviços registrou R$261 milhões, um aumento de 31% organicamente.

A Viveo reduziu sua dívida líquida em R$693 milhões para R$1,66 bilhão, alcançando um índice de 1,8x ND/EBITDA ajustado. A desalavancagem foi impulsionada pelo follow-on de R$713 milhões em agosto. Apesar do aumento do capex orgânico e das dinâmicas desafiadoras de WK, a geração de caixa operacional, após o capex, foi de aproximadamente R$48 milhões, resultando em praticamente um breakeven FCFE, considerando pagamentos de juros e dividendos.

Recomendação de Compra Mantida

Apesar da geração de caixa abaixo do esperado no acumulado do ano, esperamos uma recuperação significativa no quarto trimestre. Com oportunidades claras de consolidação e um ambiente menos competitivo no segmento de cadeia de suprimentos, reiteramos nossa recomendação de COMPRA para a Viveo, considerando sua significativa vantagem em relação a grandes empresas e outros consolidadores do setor de saúde.

Em resumo, a Viveo apresentou resultados mistos no terceiro trimestre, com forte desempenho nas receitas, mas uma geração de caixa aquém das expectativas. Apesar disso, a empresa mantém uma posição sólida para o quarto trimestre, com perspectivas de consolidação e um ambiente de mercado favorável. A recomendação de compra permanece, considerando a posição única da Viveo no mercado de saúde.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

Consolidadores
EBITDA