B3 exclui Braskem do Índice de Sustentabilidade Empresarial

05/12/2023 às 12h14

A B3 anunciou a exclusão das ações da Braskem de seu renomado Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). A medida entra em vigor a partir de 8 de dezembro de 2023, resultando na redistribuição proporcional dos ativos na carteira e ajustes no índice.

Impactos e Contexto da Saída da Braskem do ISE B3

A decisão da Bolsa de Valores de São Paulo foi desencadeada pela situação de emergência decretada pela Prefeitura de Maceió – AL, relacionada a uma mina da Braskem. O Plano de Resposta a Eventos ESG, iniciado em 1/12/2023, guiou a análise, considerando quatro pilares cruciais: o impacto ESG da crise, a gestão da crise pela companhia, o impacto na imagem da crise na companhia e a resposta da companhia à crise.

Vale ressaltar que a decisão não implica um pré-julgamento das responsabilidades da Braskem, mas é fundamentada na metodologia do ISE Bolsa de Valores de São Paulo, item 5.3. Esse item estabelece a exclusão de ativos que, “durante a vigência da carteira, se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3, conforme critérios estabelecidos na política de gestão de riscos do índice.”

A Decisão e seus Reflexos Futuros no Mercado de Sustentabilidade Empresarial

A Bolsa de Valores de São Paulo reforça seu compromisso com a integridade e os princípios do Índice de Sustentabilidade Empresarial ao excluir a Braskem. A redistribuição dos ativos visa manter a coerência e a eficácia do índice, respeitando os critérios rigorosos estabelecidos para promover práticas sustentáveis no mercado financeiro.

Acontecimento significativo

A exclusão de uma empresa do ISE Bolsa de Valores de São Paulo é um acontecimento significativo no cenário financeiro e ambiental. Para entender melhor os critérios e a importância dessa decisão, é essencial consultar o Plano de Resposta da B3 e os princípios do ISE B3, disponíveis nos respectivos documentos oficiais da empresa.

Braskem
Eventos ESG